Apegado à família, principalmente à mãe, o servidor público Nelson Alexandre Moretto, 47, precisou se afastar de todos por conta do coronavírus, doença que o fez ficar internado em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Morador de Londrina, ele começou a apresentar sintomas da doença entre 11 e 12 de março. “Deitei-me na cama para dormir e sentia uma dor de cabeça forte, o olho estava vermelho. Trabalhei durante o dia e depois foi no médico”, relatou.

Nelson Moretto com a mãe e a irmã: 'espero ter minha família perto de novo'
Nelson Moretto com a mãe e a irmã: 'espero ter minha família perto de novo' | Foto: Arquivo pessoal

Após ser informado que poderia estar com conjuntivite, ele recebeu atestado para não ir trabalhar, em razão da transmissibilidade da inflamação da conjuntiva. No entanto, a dor de cabeça persistiu ao longo dos dias, fazendo com que procurasse um pronto-socorro hospitalar. Foram duas semanas idas e vindas de três atendimentos com diagnóstico para dengue e até sinusite, que somaram cerca de duas semanas.

“Tinha muitas dores nas articulações, principalmente no posterior da coxa, panturrilhas, alteração de temperatura em cerca de dois graus, tosse ficando mais forte. Os exames de dengue deram negativo e com o novo protocolo para Covid-19 apontaram o afastamento do trabalho. No dia 26 de março fui levar o lixo para fora de casa e me senti cansado. Fui piorando a ponto de apoiar na pia para escovar os dentes. De moto fui à Santa Casa de Londrina e fizeram tomografia”, relatou.

O resultado foi de broncopneumonia e, pelas características, Moretto foi levado para isolamento com a desconfiança de que poderia estar com a Covid-19, mas também existia suspeita de H1N1. “Não conseguia puxar o ar. Colocaram a máscara e não conseguia respirar. Preparam o quarto no isolamento e comecei a não ter força para nada. Já estava uma semana comendo mal. Tive banho de leito”.

Dias depois do internamento clínico, e aguardando o resultado do exame para o coronavírus, o servidor público teve piora e precisou ser encaminhado à UTI da Santa Casa, para ter maior acompanhamento. Permaneceu uma semana no setor. “Os funcionários do hospital sempre vinham ver como estava e mesmo com a mascará de acrílico enxergava o olhar de carinho deles”, destacou. Posteriormente, o teste deu positivo para a presença do SARS-CoV-2 no organismo.

GRATIDÃO

Enquanto ficou internado completou aniversário, longe da família e dos amigos, mas com a dedicação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia. “No dia do meu aniversário o enfermeiro trouxe um pedaço de bolo de brigadeiro e um copo de salgadinho, os funcionários cantaram parabéns. Só tenho a agradecer a equipe, desde a faxineira, enfermeiros, auxiliares, técnicos, fisioterapeutas, médicos. Me deram muita força”, agradeceu.

Antes de receber alta, no dia 16 de abril, ainda recebeu a notícia da morte do cachorro, seu fiel escudeiro. Considerado paciente curado do coronavírus, Nelson Moretto agora se recupera de uma flebite que acabou adquirindo. “Não tenho nenhum fator de risco. Não significa que estando saudável não vai pegar o vírus. Não significa que sendo idoso vai pegar. Não desejo a ninguém. Dói muito o peito e abdômen de tanto tossir. Não conseguia dormir por causa da tosse”, destacou.

FAMÍLIA

Apesar de trabalhar num hospital, o servidor, que não viajou recentemente, não sabe onde contraiu o vírus. Ninguém da sua família, rede de amizade ou do trabalho apresentou os sintomas da doença. Vivendo com mãe de 77 anos, já vinha mantendo o distanciamento por segurança. Grato a Deus, contou que pediu que nada acontecesse com nenhum familiar antes mesmo de ser diagnosticado com a Covid-19.

“Pedi a Deus que se fosse para acontecer algo com alguém que amasse, que eu pegasse. Não consigo ver minha mãe passando por isso, minha irmã, meus sobrinhos. Tem gente que fala que não é nada. A pessoa que diz isso é até alguém que ela gosta ter”, pontuou. Atualmente, a mãe está na casa da filha, em Curitiba. Crente que teve o diagnóstico tardio, Moretto espera se restabelecer totalmente quanto antes. “Cada dia é uma nova conquista. Espero ter minha família perto de novo e fazer o melhor possível no meu trabalho e realizações pessoais”, projetou.