Serviços batem recorde de queixas no Procon
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 05 de fevereiro de 1997
Simone Mattos
Da Sucursal
O setor de serviços foi o recordista no número de reclamações registradas pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) no ano passado. O setor respondeu sozinho por 64,5% do total de 84.944 queixas.
Entre estes serviços estão os prestados por estatais, como a ligação de água e esgoto pela Sanepar ou a instalação de energia elétrica e linhas telefônicas pela Copel e Telepar. Esses serviços são terceirizados e os preços obedecem decisões do governo federal.
No último ano, o Procon recebeu 139 reclamações contra a Telepar, 47 contra a Sanepar e 40 contra a Copel. Na opinião do coordenador do Procon, Jaime Kreusch, a situação é resultante da falta de concorrência, criada pelo monopólio estatal.
As principais queixas no Procon são contra os altos valores cobrados pelas empresas para executar seus serviços. Nós não podemos fazer nada. Apenas exigir que o consumidor seja avisado com antecedência sobre os valores que serão cobrados pelos serviços, disse Kreusch.
Quem precisa realizar uma instalação de água, por exemplo, tem que desembolsar R$ 110,49. Se o serviço incluir uma ligação de esgoto, o preço sobe para R$ 121,93. O diretor-presidente da Sanepar, Carlos Afonso Teixeira de Freitas, explicou que em junho de 95 estes valores correspondiam a R$ 91,80 e R$ 95,80. Eles subiram menos do que a inflação, garantiu. Em 96, a inflação foi de 9,34% (IGP), contra a alta das tarifas que chegou a 20% em um ano e meio.
Na Copel, a instalação de uma linha para o usuário custa R$ 89,91. Na Telepar, a instalação e o desligamento das linhas custa R$ 64,10, acrescido de uma taxa de R$ 17,04, cobrada pela visita. Os preços não sobem desde 95, mas há previsão de alta para os próximos meses.