Curitiba - O Sareh, serviço de atendimento escolar a estudantes hospitalizados no Paraná, completou dez anos nesta quinta-feira (25). O atendimento também é realizado nas residências dos estudantes após período de internamento, até que o aluno possa retornar à rotina escolar. O serviço é realizado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com instituições hospitalares. Nos hospitais os estudantes são acompanhados por três professores e um pedagogo, que passam por um processo de seleção específico para a função.

Em 2010, eram oito instituições que ofereciam o serviço. Agora, são 19 que mantém parceria com a secretaria. Ao longo desse período o programa garantiu o acesso à escolarização a cerca de 42 mil estudantes em período de internação. "Nossa missão é oferecer a eles o direito de continuar sua escolarização mesmo que estejam impossibilitados de frequentar a escola, em virtude internamento hospitalar ou tratamento de saúde mais prolongado", afirma a secretária da Educação, professora Ana Seres.

CONHECIMENTO
Os professores são divididos em três áreas do conhecimento: linguagem (inglês ou espanhol, língua portuguesa, educação física e arte), humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e exatas (química, física, biologia e matemática). O acompanhamento é feito durante todo o período de internamento e conta com uma estrutura escolar com salas de aula, em bibliotecas ou no próprio leito de internação.

Com relação ao atendimento domiciliar, três professores e um pedagogo da escola em que o aluno está matriculado fazem o acompanhamento. Essa modalidade de atendimento também aumentou nos últimos anos. Entre 2007 e 2010 foram atendidos 20 estudantes. Já no período de 2015 a 2016, foram 570 estudantes.