Imagem ilustrativa da imagem Sertanópolis fica sem água após furto de fiação
| Foto: Arquivo Folha

O furto de cabos e a destruição de quatro painéis elétricos no setor Leste do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) em Sertanópolis (Região Metropolitana de Londrina), provocou o desabastecimento de água em toda a cidade nesta sexta-feira (5).

Técnicos estão no local para fazer um levantamento dos prejuízos e dos materiais necessários para o conserto da estação. Segundo o diretor da SAAE, Flavio M. Fantin, um Boletim de Ocorrência já está sendo registrado. Ele diz que além do furto de toda a fiação elétrica durante a madrugada, os criminosos destruíram os painéis, o que pode demandar um tempo maior para o retorno do abastecimento.

“A situação se normalizará 100% somente no sábado, porque todos os painéis terão que ser refeitos. O setor atingido é responsável pelo abastecimento de água de 40% do município e como na sexta-feira, o consumo de água é muito alto, a nossa sede não irá suportar toda a demanda. Dessa forma, teremos que realizar o desligamento total em algum momento por, pelo menos, duas horas”, comenta.

A falta de água ocorre porque os motores e bombas do setor Leste dependem de eletricidade para que a água seja distribuída para os bairros. No entanto, Fantin garante que as residências que possuem reservatórios, não ficarão sem água. “Aqueles que possuem caixa d’água devem economizar ao máximo, utilizando a água somente para consumo. Nada de lavar calçadas e carros, por exemplo. Quem não tem o reservatório, terá que ter paciência. Estamos tentando agilizar os serviços ao máximo para normalizarmos o abastecimento até amanhã de manhã”, diz. Ele ressaltou que a própria Saae está sem água e não há pontos onde a população possa fazer a coleta de água emergencialmente. O município possui um carro- pipa, mas ele será acionado em casos mais graves, principalmente atendendo unidades de saúde.

O SAAE lembra que, de acordo com norma da ABNT, o cliente deve instalar caixa-d'água com capacidade para atender as necessidades de seu imóvel por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

Ainda de acordo com Fantin, já houve tentativas de roubos em outros setores da SAAE, que foram evitadas pela presença de um vigia e câmeras de segurança. “Nesta semana tentaram furtar os cabos do setor Norte, mas conseguimos chegar a tempo com a Polícia. Só houve o corte dos fios. Desta vez, não conseguimos evitar, mas já estamos instalando câmeras no setor”, afirma.

Ele estima que o prejuízo causado pelo furto de cabos seja de R$ 30 mil a R$ 40 mil.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.