Sequestrador que estava foragido é preso em SC
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 15 de setembro de 1997
Sid Sauer Campo Mourão 
O sequestrador Cláudio Hideo Takihari, que em 1986 sequestrou e matou o menor Róbson Daciuk Paitach, de 14 anos, em Campo Mourão, foi preso no final de semana pela polícia de Lajes (SC). Ele estava foragido da Colônia Penal Agrícola de Piraquara (Região de Curitiba) desde dezembro. Takihari estava usando o nome de André Morita e foi preso junto com o assaltante de banco Cléber Airton de Freitas, o Piaco. Os dois estavam numa chácara em Lajes.
A prisão de Takihari e Piaco aconteceu numa operação que envolveu policiais de Lajes e do Rio Grande do Sul, onde o assaltante também era procurado. Os dois foram levados para Porto Alegre, onde o sequestrador acabou sendo reconhecido. Takihari negou que estivesse envolvido em assaltos, mas o delegado de Lajes, Antônio Marlos Malinverni, disse que há suspeitas de que Takihari estivesse atuando na quadrilha de Piaco.
Takihari poderia ser transferido ainda ontem para Piraquara. Na época do sequestro, ele foi condenado a 19 anos e 10 meses e 20 dias de prisão. O sequestro foi em 11 de abril de 1986. O corpo do menor foi encontrado dois dias depois.
O sequestro de Róbson Paitach teve repercussão nacional e comoveu Campo Mourão. Ele foi sequestrado quando saía de uma escola de inglês. Ele reconheceu o sequestrador, que acabou matando-o por afogamento no Rio da Várzea. Takihari amarrou uma pedra na perna do menor e jogou-o de uma cachoeira. Mesmo com a vítima morta, ele fez contatos com a família e cobrou um resgate de 300 mil cruzados. O valor chegou a ser pago, mas Takihari foi preso.


