Amanhã (28), a violência contra a mulher vai ser o tema de um seminário para 30 mil alunos do curso de Serviço Social do sistema de Ensino a Distância (EaD) da Unopar. As convidadas são a juíza Zilda Romero e a promotora Suzana Feitosa de Lacerda, ambas da Vara Maria da Penha de Londrina.

A palestra vai ter uma hora de duração e será transmitida ao vivo, via satélite, dos estúdios da Unopar em Londrina para todos os pólos da Universidade no Brasil. No final, os alunos poderão participar de um debate enviando perguntas através do chat.

"Este assunto é muito importante e já temos um projeto de extensão na Unopar relacionado a este tema. Além disso, a forma como a Lei Maria da Penha é abordada pelas palestrantes é bem didática, o que auxilia a construção do conhecimento", diz a coordenadora do curso de Serviço Social, professora Adarly Goes.

Ela se refere ao projeto Por Uma Vida Sem Violência, que está caminhando para o quarto ano. Ele seleciona alunos do terceiro semestre do curso de Serviço Social para capacitar professores municipais a detectar a violência doméstica e fazer os encaminhamentos necessários.

"O aluno da Unopar identifica a rede de proteção do seu município e depois aplica um questionário para os professores municipais. Nós sabemos que muitas vezes os professores não sabem detectar e nem lidar com casos de violência doméstica. Muitas vezes os alunos de primeira a quarta séries do Ensino Fundamental são vítimas, junto com as mães", argumenta a professora Lisneia Rampazzo, coordenadora do projeto na Unopar.

Além do questionário, os alunos de Serviço Social também propõem palestras informativas. "Nós fornecemos todo o material e os instrumentos para o projeto através de um ambiente web chamado Reunir", explica Lisneia.

Desde 2009 o projeto Por Uma Vida Sem Violência já envolveu 72 alunos de Serviço Social e capacitou 194 professores das regiões Sul, Sudeste e Norte do Brasil. Este ano o projeto dá andamento às atividades na região Centro-Oeste.

mockup