A divulgação da Norma Regulamentadora 5 (NR5) e a redução no número de acidentes de trabalho na indústria da construção civil do Paraná são os principais objetivos do Seminário Sobre Segurança e Saúde do Trabalhador da Indústria da Construção, que acontece desde ontem em Londrina. O evento é promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil Norte do Paraná (Sinduscon), em parceria com o Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores na Construção), Universidade Livre do Trabalho e Secretaria de Estado e Relações do Trabalho, com apoio da Fundacentro.
Entre as principais metas das entidades envolvidas está a implantação da NR 18, em vigor desde 1995 e que regulamenta a utilização de equipamentos de proteção, prevenção de acidentes e proteção coletiva dos trabalhadores, além de prever ações de saúde e conhecimento do ambiente do trabalho. Para a engenheira Lenita Maria Stankiewicz, representante da Delegacia Regional do Trabalho e Emprego (DRTE) do Paraná, o conhecimento da norma é imprescindível para a implantação de ações visando garantir segurança e saúde ao trabalhador.
‘‘A NR 18 é auto-explicativa e contém as medidas essenciais para a consolidação de ações de prevenção eficientes. O setor da construção civil é privilegiado por possuir uma norma específica sobre o assunto’’, afirma. Entre as principais características da norma, esta a sua condição tripartite, ou seja, envolve os sindicatos patronais, dos trabalhadores e o governo.
O evento que acontece até hoje em Londrina reúne cipeiros, mestres de obras e engenheiros. ‘‘A promoção da segurança no trabalho só é viável se houver o envolvimento de patrões e empregados. Quando a gerência não participa das discussões, as determinações são obedecidas durante um tempo mas acabam não se efetivando’’, explica a engenheira. Para ela, os empresários do setor precisam se conscientizar sobre a importância do tema, pois o custo dos acidentes é bem mais alto que sua prevenção.
Também ministram palestras a engenheira Mey Rose De Mello Pereira Rink, da Fundacentro; o médico do trabalho Alberto Lorenzetti, também da DRTE/PR; Jorge Moraes, representante da Federação dos Trabalhadores da Construção Civil do Paraná (Fetraconspar) e Sinduscon; o advogado Martiniano do Vale Neto, do Sintracom; e o promotor Antônio Winkert, da Promotoria Especial do Trabalho.

mockup