Seminário debate
desenvolvimento
e manejo florestal

De Curitiba
Secretários de Meio Ambiente e técnicos de 16 municípios estarão debatendo hoje o desenvolvimento florestal da Região Metropolitana de Curitiba. O encontro acontecerá na sub-sede do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que também é o promotor do evento. O seminário pretende difundir novas técnicas de produção e manejo florestal entre os municípios da região.
‘‘O Paraná é hoje o Estado brasileiro melhor estruturado e em condições de enfrentar os desafios do desenvolvimento florestal e ambiental, levando em consideração o equilíbrio entre a questão ambiental e econômica’’, diz o diretor de Desenvolvimento Florestal do IAP, Mariano Félix Duran.
Juntos, segundo o governo estadual, os 16 municípios da Região Metropolitana integrados ao Florestas Municipais plantaram no ano passado 10 milhões de mudas de árvores, sendo 80% espécies exóticas, como pinus e eucalipto. O município com maior participação no programa foi Rio Negro, que destinou aos produtores mais de 3 milhões de mudas. As mudas tem um custo médio de R$ 0,10 cada. A distribuição é gratuita até a quantia de 25 mudas por pessoa.