A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) apresentou, nesta terça-feira (12) a programação da Semana Nacional de Trânsito 2023. Celebrada anualmente entre 18 e 25 de setembro, em Londrina as atividades serão realizadas entre os dias 12 e 28, de forma a ampliar e diversificar o público atendido.

A largada nos trabalhos ocorrerá na quinta-feira (14), a partir das 9h, com uma blitz integrada entre a CMTU, GM (Guarda Municipal), polícias Militar (PM), Rodoviária Estadual (PRE) e Federal (PRF). As forças de segurança estarão espalhadas por vários pontos da cidade para fiscalizar o excesso de velocidade, apontado como uma das principais causas de morte no trânsito.

No dia seguinte (15), no período noturno, os agentes voltarão a se reunir, dessa vez em ações contra o consumo de álcool ao volante. Conhecidas como blitze da Lei Seca, as operações com o etilômetro serão realizadas em locais próximos a bares a restaurantes, visando orientar os frequentadores sobre os riscos da combinação entre bebida e direção.

ESQUETES NOS ÔNIBUS

No dia 18 de setembro, data que marca a abertura oficial da Semana de Trânsito, linhas do transporte coletivo – responsáveis por ligar a região norte à área central de Londrina – receberão esquetes teatrais sobre os cuidados que os pedestres devem tomar nas ruas. Planejadas para o turno da manhã, as breves apresentações serão acompanhadas de abordagens a passageiros e distribuição de materiais educativos.

De acordo com o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, a ideia é aproveitar os deslocamentos para conversar com as pessoas, de maneira mais detalhada, quanto aos locais corretos de travessia e a forma mais adequada de pedir passagem e realizar o movimento. “Optamos pela dinâmica dos ônibus porque, nas ruas, geralmente esse bate papo dura pouco, apenas o tempo em que o indivíduo aguarda para cruzar a via”, explicou.

Em 19 de setembro, a partir das 8h30, motociclistas serão parados em pontos de bloqueio no Centro. Eles receberão instruções sobre a importância do uso e da correta colocação do capacete de segurança. “O foco da ação foi definido após análises de imagens de acidentes indicarem casos em que o item obrigatório foi ejetado da cabeça do piloto, aumentando consideravelmente as chances de óbitos e lesões graves. Os motociclistas necessitam de uma atenção especial, já que são vulneráveis, por isso a ação que visa segurança é fundamental”, frisou Cortez.

LEIA TAMBÉM:

= Londrina terá mudanças bruscas de temperatura; como fica a nossa saúde

= Com 77% de execução, ponte entre Paiquerê e Guairacá tem aditivo de prazo

TRABALHO INTEGRADO

A programação seguirá, no dia 20 pela manhã, com um trabalho integrado inédito entre Londrina, Cambé e Ibiporã, quando agentes da CMTU, funcionários das secretarias de trânsito das duas cidades e as forças de segurança visitarão aproximadamente 30 escolas municipais.

O gerente de comunicação e responsável pelo setor de Educação no Trânsito da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, destacou que o propósito da iniciativa, que foi precedida da produção de material informativo digital que já começou a ser distribuído aos os pais e responsáveis, é alertar sobre o transporte de crianças.

“Nossos pequenos precisam de atenção especial na hora de ser transportados. Cadeirinha, assento de elevação e cinto de segurança são artigos indispensáveis na preservação da vida, e devem ser utilizados sempre, não apenas nos deslocamentos casa – escola”, ressaltou o gerente.

Também no dia 20, das 7h30 às 18h, a CMTU fará a organização do tráfego para a tradicional benção dos carros, que ocorre anualmente no Santuário Eucarístico Mariano, localizado na avenida Madre Leônia Milito, 575, zona sul. Agentes de trânsito farão a entrega de brindes e panfletos educativos.

VAGAS PARA DEFICIENTES

Em 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, serão promovidas orientações sobre as vagas exclusivas destinadas a essa parcela da população, cujo uso indevido pode acarretar multa de R$ 293,47 e a perda de sete pontos na carteira de habilitação.

Além de explicar que o acesso a locais de estacionamento especial são um direito da pessoa com deficiência), a ação – que acontecerá no Catuaí Shopping, das 12h às 19h – buscará chamar atenção também para a necessidade de espaçamento entre os veículos que utilizam as vagas adjacentes. “Essa distância serve para que a cadeira de rodas ou as muletas possam ser retiradas dos automóveis com facilidade e segurança”, ressaltou Ribeiro.

Já o Dia Mundial Sem Carro ocorrerá em 23 de setembro, na avenida Higienópolis, das 9h às 17h. Com prestação de serviço, recreação, apresentações musicais, feira de artesanato, praça de alimentação e atividades para toda a família, a iniciativa pretende colocar em debate a intensa dependência dos veículos nas médias e grandes cidades, devolvendo ao pedestre espaços tradicionalmente ocupados por veículos e congestionamentos.

Já no dia 25, escolas, universidades, igrejas, movimentos sociais, empresas, repartições públicas, grupos de idosos, associações de moradores e outras instituições participarão do “Dia-D: escolha a vida no trânsito”. Concebida pela CMTU, a mobilização visa engajar os vários setores da sociedade na promoção de uma cultura de paz no dia a dia das ruas. A proposta é que, nesta data, cidadãos em Londrina, Cambé e Ibiporã se unam contra a violência no trânsito, promovendo boas práticas e iniciativas de conscientização.

Se propõem trabalhos em sala de aula, rodas de conversa, exposições artísticas, palestras, um minuto de silêncio em homenagem às vítimas, manifestações de rua ou simplesmente a veiculação de uma mensagem de paz. O importante é que as entidades coloquem o tema em discussão e busquem alcançar o maior número de pessoas possível.

O encerramento da Semana Nacional de Trânsito será no dia 28 de setembro, às 15h, no Cine Teatro Ouro Verde. Na ocasião, alunos da rede municipal de ensino – a maioria de escolas da área rural – assistirão à apresentação da peça “Todavia, respeite a vida”, criada pelo setor de Educação da companhia. A montagem traz cinco atores em situações inusitadas, que interagem com os espectadores de modo divertido e buscam ensinar como e por que as crianças devem se proteger no trânsito.

Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito persegue, por meio da conscientização de condutores, passageiros, ciclistas, motociclistas e pedestres, a construção de um cotidiano mais pacífico e humanizado nas vias. Com o tema, “No trânsito, escolha a vida”, o zelo pelos mais vulneráveis, a pacificação do tráfego, a acessibilidade e sustentabilidade são ideias centrais associadas à Semana. (Com informações do N.Com)