A Prefeitura de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) preparou uma programação especial para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril). A data tem como objetivo levar para toda a população mais informações sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), buscando diminuir o preconceito e a discriminação contra as pessoas que estão dentro do espectro.

As atividades educativas e informativas serão desenvolvidos pelas secretarias de Saúde Pública, Educação e Cultura e Assistência Social e Cidadania. Confira o cronograma:

PALESTRA

Na segunda-feira (3) será realizada a palestra “Quando as famílias se tornam especiais”, com a pesquisadora da educação especial e desenvolvimento humano Sonia Shima. Voltada para pais e familiares de pessoas com autismo e equipe escolar, o evento será realizado às 19h, no Salão Paroquial - rua Rio Grande do Norte, 42 , Centro. Para participar basta fazer sua inscrição pelo link: http://www.cambe.pr.gov.br/educacao/formacao-continuada-educacao/.

LEIA TAMBÉM:

= Evento no Igapó leva muita diversão e informação sobre autismo

= Autismo: quanto mais informação, menos preconceito

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Na terça (4) será aberta a exposição fotográfica da fotógrafa Gisele Cabrera, realizada com famílias de Cambé que têm crianças dentro do espectro. A exposição estará no hall da Prefeitura e ficará aberta das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

RODA DE CONVERSA E CAPACITAÇÃO

Na quarta (5) está programada uma roda de conversa voltada para os pais de crianças da educação especial. O “Famílias potencializadoras: cuidando de quem cuida” começa às 8h, no Centro Cultural, rua Pará, 161, Centro e as inscrições podem ser feitas pelo link http://www.cambe.pr.gov.br/educacao/formacao-continuada-educacao/

Ainda na quarta-feira (5) será realizada uma capacitação para servidores da Saúde e Assistência Social com o tema “Manejo e Acolhimento aos Autistas”, começando às 8h, no Cras São Francisco - rua dos Caçadores, 50, Jardim Santo Antônio. O evento é restrito a servidores municipais e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

SOBRE O TEA

O tema está sendo cada vez mais discutido e a estimativa é de que aproximadamente 2 milhões de pessoas no Brasil estejam dentro do espectro. Desde 2022, o IBGE levanta dados sobre o autismo no Brasil.

Os primeiros sinais do autismo podem surgir antes da criança completar o primeiro ano de vida, mas ainda é muito difícil obter o diagnóstico, sendo necessário um trabalho multidisciplinar entre médicos, terapeutas e a família.

Quando as famílias recebem o diagnóstico de autismo passam por um turbilhão de sentimentos. O que pode ser feito e como ajudar a criança em seu desenvolvimento, passando pelas barreiras que podem ser impostas? Quais ou direitos e onde procurar ajuda? Por isso, a informação sobre o assunto e o entendimento são fundamentais. (Com informações da Prefeitura de Cambé)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.