DEMANDA ATENDIDA -

Semáforos são ligados no cruzamento da São João com Máximo Péres

Equipamentos foram instalados pela CMTU após vários acidentes e cobrança da comunidade local

Pedro Marconi - Grupo Folha
Pedro Marconi - Grupo Folha

Equipamentos são do tipo 'quatro tempos': atenção e paciência redobradas
Equipamentos são do tipo 'quatro tempos': atenção e paciência redobradas | Pedro Marconi - Grupo Folha
 


Foram ligados na manhã desta terça-feira (3) quatro semáforos instalados pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) no cruzamento das avenidas São João com Máximo Péres Garcia, na zona leste de Londrina. A medida foi adotada após uma série de acidentes ser registrada na localidade, inclusive, com mortes. Buscando uma ação mais efetiva, moradores chegaram a organizar, em outubro, um protesto para cobrar o poder público.


Antes do ato a sinalização chegou a ser reforçada e mais placas instaladas. Depois da movimentação, 12 pontos de iluminação foram trocados para LED pela Sercomtel Iluminação. “A expectativa é de que as pessoas, principalmente os motoristas, respeitem a sinalização. Acreditamos que se isso for feito vai diminuir os acidentes no local. O semáforo é para disciplinar o trânsito”, advertiu Sérgio Dalbem, diretor de Trânsito da CMTU.




Os equipamentos instalados no cruzamento são do tipo “quatro tempos”, o que requer atenção e paciência redobradas dos condutores. “Isso faz com que se tenha várias opções, como seguir em frente, virar à direita, esquerda e essas manobras darão um tempo maior de espera no sinal vermelho. Por isso é um semáforo mais demorado, com alguns segundos a mais. Entretanto, é para segurança de todos”, destacou.


Por conta das novas estruturas, também foram inseridos semáforos para pedestres, as faixas por onde as pessoas atravessam mudaram de lugar e receberam outra pintura, calçamento que antes era inexistente foi construído em algumas partes, assim como rampas de acesso para cadeirantes. Nas últimas duas semanas os aparelhos ficaram no amarelo piscante como forma de alertar a população sobre a novidade.


ACOMPANHAMENTO

A expectativa é de que agentes da CMTU verifiquem o funcionamento por alguns dias, até como maneira de orientar e coibir possíveis cometimentos de irregularidades. “Mesmo com a sinalização horizontal e vertical em plenas condições de visibilidade, anteriormente, continuou tendo acidentes. A presença do agente de trânsito faz com que se o motorista não respeitar o semáforo pela consciência, vai fazer isto pelo agente estar lá fisicamente, mostrando que a lei deve ser respeitada e é para todos.”

Tudo sobre:


Continue lendo


Últimas notícias