Os semáforos instalados na avenida Ayrton Senna da Silva, no cruzamento com a rua João Huss, zona sul de Londrina, começaram a funcionar na manhã desta terça-feira (11). Os equipamentos foram instalados pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), após um amplo estudo no local.

Imagem ilustrativa da imagem Semáforos para pedestres começam a funcionar na Ayrton Senna
| Foto: Divulgação/CMTU

“Vimos a necessidade de instalar o semáforo pelo fluxo de pessoas, especialmente de crianças e idosos, assim como o de carros, devido à grande quantidade de comércio e serviços. Verificamos que neste ponto de travessia a faixa de pedestres não estava sendo obedecida e, para a preservação da segurança no trânsito, resolvemos implantar essa sinalização”, comenta o presidente da CMTU, Marcelo Cortez.

Os semáforos funcionam por meio de botoeiras. Os pedestres que desejam atravessar a pista devem acionar os botões para que o fluxo de veículos seja interrompido. Quando não forem ativados, os dispositivos de comando manterão o sinal verde e o tráfego normal, evitando fechamentos desnecessários e congestionamentos. Agentes da CMTU permanecerão no local para orientar pedestres e condutores.

Imagem ilustrativa da imagem Semáforos para pedestres começam a funcionar na Ayrton Senna
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

LEIA TAMBÉM:

= CMTU realiza estudo de velocidade em 14 pontos de Londrina

= Empresa é notificada para melhorar asfalto de obra da trincheira

“Ao acionar o botão, o pedestre deve aguardar 20 segundos para o sinal fechar para os condutores e verificar que todos os veículos pararam antes de atravessar. Nossa expectativa é de instalar, em breve, botoeiras com tempo de fechamento para auxiliar ainda mais o pedestre nessa travessia. Estamos buscando trazer tecnologias e avançar em relação aos semáforos em Londrina, inclusive, com estudos para implantação de uma nova dinâmica no trânsito”, diz.

A moradora da Gleba Palhano, Janete Pelegrini Rantin, lembrou que no trecho já houve atropelamentos. "As pessoas que moram ou frequentam diariamente a região até sabem que muitos pedestres atravessam nessa pista, mas quem vem de fora, talvez não. Esses semáforos eram realmente necessários para a segurança de todos", comenta.

Também na avenida Ayrton Senna, a CMTU fez a demarcação de uma nova travessia para pedestres. A faixa foi instalada no cruzamento com a rua Ulrico Zuinglio, nos dois sentidos de circulação. Neste ponto, para pedir passagem, o cidadão deverá esperar na calçada, sinalizar com o braço a intenção de cruzar a pista, e só então, com os veículos parados, iniciar o movimento.

Imagem ilustrativa da imagem Semáforos para pedestres começam a funcionar na Ayrton Senna
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), ultrapassar o sinal vermelho do semáforo e deixar de dar preferência de passagem ao pedestre, na faixa e ele destinada, são infrações de natureza gravíssima. Ambas rendem multa de R$ 293,54, com perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.