O trânsito no cruzamento da avenida Duque de Caxias com a rua Jorge Velho, na região da Vila Larsen, área central de Londrina, passou a ser controlado por semáforos nesta sexta-feira (20). Os dispositivos começaram a ser instalados em junho, com o objetivo de oferecer mais segurança aos pedestres e condutores que circulam pelo local, e entrarão em funcionamento ainda na parte da manhã. Ainda na manhã desta sexta, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) concluía o serviço de sinalização do trecho, que ganhou placas de orientação e faixas de travessia.

A demarcação de parada obrigatória na rua Jorge Velho deu lugar aos avisos luminosos dos semáforos, responsáveis por liberar e interromper o fluxo na via. Já na avenida Duque de Caxias a principal novidade é a proibição de manobras de retorno e conversão à esquerda no cruzamento. O motorista que seguir em direção ao Centro, e desejar fazer esse movimento, terá de acessar a rua Paes Leme (uma quadra antes), tomar a rua Brasil e, finalmente, converter na Jorge Velho.

Para garantir a acessibilidade de pedestres, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, a implantação dos equipamentos foi precedida da construção de rampas e passarelas sobre o canteiro central da avenida.

Segundo o gerente operacional de Trânsito da CMTU, Laercio Voloch, a colocação dos dispositivos se fez necessária para melhorar a segurança na travessia do cruzamento, tanto para motoristas, quanto para os pedestres, cujas imediações concentram muitos comércios e edifícios residenciais.

Voloch contou que, durante os primeiros dias da operação, a companhia irá monitorar a área para sondar o comportamento dos condutores e verificar a necessidade de ajustes no tempo dos sinaleiros. A quem utiliza a avenida Duque de Caxias e a rua Jorge Velho diariamente, a recomendação é que reduza a velocidade e esteja atento à nova sinalização.

OUTRAS VIAS

Reportagem da FOLHA, publicada no dia 12 de julho, mostrava que a CMTU havia instalado, nas últimas semanas, semáforos em pelo menos quatro cruzamentos da região central da cidade. Três aparelhos foram colocados no cruzamento entre a avenida Juscelino Kubitscheck e a rua Chile. Esses equipamentos começaram a funcionar no dia 13, também restringindo o retorno e a conversão à esquerda para quem segue pela avenida.

Nas próximas semanas, será a vez da rua Goiás – ainda na região central – ganhar novos instrumentos de controle de tráfego. A via passará a contar com os aparelhos em dois cruzamentos: no encontro com as ruas Paranaguá e Belo Horizonte. A iniciativa integra um pacote de medidas que visa trazer mais segurança ao trânsito londrinense.

(Com informações do N.Com)