Mais dois semáforos começaram a funcionar na área central de Londrina. Os dispositivos, de acordo com a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), controlam o fluxo de veículos em pontos distintos da rua Goiás: no cruzamento com a Paranaguá e no encontro com a rua Belo Horizonte.

Os semáforos foram implantados pela CMTU em meados de junho, depois de análises identificarem riscos de acidentes em episódios de avanço de preferencial.

Com o início da operação dos novos semáforos, o movimento de transpor a rua Goiás por quem vem da Paranaguá e da Belo Horizonte será determinado pelos avisos luminosos, e não mais pelas demarcações de parada obrigatória até então presente nas vias.

Além de oferecer mais segurança aos motoristas e motociclistas que trafegam pela região, as intervenções da CMTU visam preservar a vida de pedestres, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Esse público contará com faixas de travessia e rampas de acessibilidade no percurso. Terá à disposição, ainda, um tempo extra nos aparelhos – que ao final de cada ciclo de funcionamento permanecerão fechados para que os cidadãos passem com tranquilidade de um lado a outro das calçadas.

O gerente operacional de Trânsito da companhia, Laercio Voloch, lembrou que as ruas Goiás, Paranaguá e Belo Horizonte são bastante movimentadas, concentrando edifícios residenciais e estabelecimentos comerciais geradores de tráfego.

Segundo ele, aos finais de semana, a movimentação ganha um elemento a mais, que é a aglomeração de clientes em frentes a bares e restaurantes. “Todo esse fluxo, de veículos e pessoas, nos impôs a necessidade de medidas de controle mais efetivas para evitar acidentes”, afirmou.

O gerente informou que as áreas serão monitoradas, com o intuito de verificar a necessidade de ajustes no tempo dos sinaleiros. Voloch recomendou atenção redobrada às novidades, assim como velocidade reduzida ao passar pelos trechos.

A ativação dos novos semáforos nos cruzamentos da rua Goiás integra um conjunto de ações voltadas à segurança no trânsito londrinense. Nas últimas semanas, a interseção da avenida Juscelino Kubitschek (JK) com a rua Chile, e o encontro da Duque de Caxias com a rua Jorge Velho, também foram semaforizados. (Com informações do N.Com)