Semáforos em ciclo evitam furões
O município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, quer diminuir o número de acidentes por avanço de sinal. Em outubro, a prefeitura do município instalou semáforos ciclo-visuais em sete cruzamentos das principais avenidas. Até o final do mês, os equipamentos serão colocados em 15 cruzamentos, no anel central da cidade. Os semáforos foram comprados com o dinheiro das multas aplicadas no município por um convênio com o Detran-PR. No total, estão sendo gastos R$ 228 mil.
O 17º Batalhão de Polícia Militar não soube informar se já houve redução no número de acidentes. Segundo Pérsio Bortolotto, um dos donos da empresa que fabrica os semáforos, a redução é certa. Segundo ele, em Foz de Iguaçu, por exemplo, os acidentes diminuíram 60%, na área urbana, segundo levantamento da 14º Batalhão de Polícia Militar, da cidade.
O semáforo foi criado em Maringá, pelo agricultor aposentado Divino Bortoloto. Na cidade, já houve uma redução de 37% dos acidentes no tráfego de rodovia, segundo o 4º Batalhão de Polícia Militar.
Funcionamento - O semáforo permite ao motorista saber a hora de abertura e fechamento. O equipamento tem seis lâmpadas vermelhas, seis verdes e uma amarela, que indicam quanto tempo o motorista ainda tem para passar o sinal ou quanto terá que esperar até abrir. Ele evita que as pessoas furem o semáforo, dêem freadas bruscas e fiquem estressadas, afirma o diretor do Departamento de Serviços Públicos da prefeitura de São José dos Pinhais, Luís Antonio Costa.
Os motoristas parecem ter aprovado o novo equipamento. O soldador José Souza, 33 anos, diz que o semáforo atual é melhor que o antigo porque mostra quanto tempo há entre a abertura e o fechamento. Isso evita acidentes e o desrespeito ao sinal, afirma. A aposentada Jour Lagre, 50 anos, concorda: Você calcula o tempo e evita as freadas bruscas.
No próximo ano, a prefeitura de São José dos Pinhais quer instalar os semáforos em outros 11 cruzamentos do município e fazer uma central para controle e ajuste dos equipamentos.(A.C.)





