Sema promove ação para coletar pneus usados
Ação será realizada no dia 10 de novembro; descarte irregular traz problemas ambientais e também de saúde, já que pode servir de criadouro de mosquitos
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 28 de outubro de 2020
Ação será realizada no dia 10 de novembro; descarte irregular traz problemas ambientais e também de saúde, já que pode servir de criadouro de mosquitos
Laís Taine - Grupo Folha
O que fazer com pneu velho em casa? Sem saber como desfazer do item, algumas pessoas acabam acumulando o material em casa até que se encontre uma solução. Em Londrina, quem aguardava pela resposta vai poder contar com ação da Sema (secretaria municipal do Ambiente), que vai coletar pneus usados e sem utilidade de forma gratuita no dia 10 de novembro, das 9h às 16h.
“Qualquer gerador pode aproveitar, seja concessionária, borracheiro, pessoa que tem pneu em casa ou encontrou o pneu abandonado em alguma área, seja de bicicleta, carriola, moto, carro, caminhão e caminhonete, pode levar no estacionamento da Sema, no dia marcado. Nós só não estamos coletando aqueles usados em tratores e equipamentos agrícolas, por terem uma característica diferente de peso e volume”, explica a geógrafa da Sema, Mariza Pissinati.
Essa é a segunda ação realizada pela secretaria. Na primeira, em 2019, foram coletadas 3.691 unidades de pneus, equivalentes a um caminhão e meio. O objetivo é contribuir com a destinação correta do resíduo. A campanha será realizada em parceria com a empresa Xibiu Comércio e Reciclagem de Pneus, de Araucária, Região Metropolitana de Curitiba.
“Aqui no Paraná, nós temos várias cimenteiras que utilizam o material. Os pneus serão encaminhados para a empresa, que faz a trituração e utiliza os resíduos para material energético, substituindo o coque de petróleo (combustível não renovável utilizado na fabricação do cimento). Ambientalmente, nós estamos dando solução para dois problemas: o descarte irregular dos pneus e também a substituição do petróleo”, explica a geógrafa.
DESCARTE NA CIDADE
De acordo com Marcelo Cortez, presidente da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), o descarte irregular não só de pneus, mas de outros itens, como resto de construção, é um problema na cidade. “Além da questão ambiental e deixar a cidade suja, ainda tem a questão de saúde, propiciando criadouros de animais peçonhentos e mosquito transmissor da dengue”, cita o presidente.
A companhia tem feito mutirões de limpeza na cidade, passando por 140 bairros em 2020, mas o problema persiste. “Em fundos de vale principalmente e em alguns pontos específicos, mas têm pessoas que persistem, não só com a prática de jogar o pneu e entulho, mas também de queimá-los, causando transtorno”, acrescenta.
Cortez afirma que alguns pontos necessitam de limpeza constante, de três a quatro vezes por semestre, porque a população continua com o mau hábito de descartar lixo em áreas livres. “É importante ressaltar que é prejuízo para o poder público e para a população, porque sem conscientização, o mesmo local precisa ser limpo várias vezes no ano”, aponta.
Neste ano, a CMTU fez campanha para coleta de pneus na zona norte da cidade. Na ocasião foram coletados 10 mil pneus em apenas um dia. Cortez destaca que esse tipo de ação é importante, principalmente quando se tem problemas de saúde envolvidos. “Vamos entrar no verão e temos que tomar cuidado com o descarte de pneus, latas e qualquer material que possa ser criadouro do mosquito da dengue, animais peçonhentos ou rasteiros. É uma questão de saúde e a conscientização da população é imprescindível”, defende.
Fora das ações realizadas pela Sema, CMTU ou entidades que visam a contribuir na coleta de pneus de forma gratuita, Londrina possui ponto de coleta privado e permanente, que é gerido pela Reciclanip. Nesse caso, o gerador possui um custo, já que a entidade paga aluguel pelo espaço. Caso a população tenha dúvida sobre como descartar determinados materiais, a Sema pode contribuir com informações e programação de ações de coleta gratuitas.
SERVIÇO
A Sema fica no Parque Municipal Arthur Thomas, na rua da Natureza, 155, Jardim Piza, zona leste. Mais informações pelos telefones: (43) 3372-4768.