A Sema (secretaria municipal de Ambiente) de Londrina realizará uma coleta gratuita de pneus usados nesta quinta-feira (26), das 9h às 16h, no estacionamento do Autódromo Internacional Ayrton Senna, que fica na Avenida Henrique Mansano, 777, Jardim dos Alpes I, zona leste.

Imagem ilustrativa da imagem Sema Londrina realiza coleta de pneus usados  nesta quinta-feira
| Foto: iStock

A ação será realizada em parceria com a Engesol Engenharia e Soluções Ltda. O objetivo é receber pneus velhos e sem uso e dar a eles o destino correto, evitando a poluição do meio ambiente. As pessoas que tiverem pneus armazenados em borracharias, oficinas mecânicas, condomínios ou casas ou em áreas irregulares, como fundos de vale, terrenos baldios ou calçadas, podem entregá-los gratuitamente durante a ação.

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, como concessionárias de veículos, borracheiros, empresas de transporte urbano, revendedores, pequenos geradores e cidadãos comuns. A gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati, explicou que não há um limite de quantidade de pneus que podem ser entregues. “No entorno do Autódromo Ayrton Senna tem bastante borracharias, por isso estamos reforçando a divulgação."

ÁGUA PARADA

O descarte correto desses materiais é importante porque, quando jogados na natureza, os pneus podem acumular água parada, contribuindo para a proliferação de doenças, como a dengue, chikungunya, leishmaniose e giardíase. Ao parar em rios e lagos, por exemplo, os pneus contribuem para o assoreamento e enchentes e quando são queimados soltam substâncias tóxicas para a saúde humana, contaminando o ar e o lençol freático. Outro agravante é tempo que demora para esse material se decompor na natureza, podendo chegar a 600 anos.

No Brasil, anualmente, pelo menos 450 mil toneladas de pneus são descartados por ano, o que equivale a aproximadamente 90 milhões de unidades utilizadas em carros de passeio, segundo dados do Serviço Social do Transporte e do Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1