Sema investiga morte de animais encontrados em casa na zona oeste de Londrina


Rafael Machado - Grupo Folha
Rafael Machado - Grupo Folha

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) está tentando identificar os responsáveis da casa onde dois cães e um gato mortos foram encontrados nesta semana. O imóvel fica na rua Estoril, número 490, jardim São Francisco de Assis, ao lado do Parque Ney Braga, como mostram os termos de vistoria e constatação do órgão ambiental que a FOLHA teve acesso.


De acordo com os documentos, a primeira visita aconteceu na última segunda-feira (26). Os servidores relataram que "constataram um imóvel sem moradores, com roupas espalhadas pelo quintal e luzes acesas. Havia um cão adulto e um filhote soltos no quintal. Não foi avistado vasilhas de água ou alimento. Havia ração na calçada e alguns potes vazios espalhados". 


Segundo o relatório, "vizinhos informaram que os animais estavam abandonados há alguns dias e os moradores estavam disponibilizando água e alimento. Foi possível verificar que havia um cão morto (branco) e um gato morto, este já em decomposição. No final da verificação, um gato saiu de dentro do imóvel por uma das janelas sem o vidro". 


O segundo termo não traz a informação se a Sema retornou ainda na segunda ou na terça-feira seguinte. Desta vez, a ação foi em parceria com a Vigilância Sanitária. O cenário amedrontador permanecia o mesmo. "No quintal encontramos situação precária, com animais mortos. Com dificuldade devido ao estado de decomposição, foi verificado mais um animal morto, com grande quantidade de larvas ao lado da casinha. O local estava com odor excessivo".


Conforme a descrição, apenas um animal morto foi recolhido. Os outros dois "não tinham mais condições" por causa do avançado estado de putrefação. Em seguida, os funcionários públicos varreram o quintal e encontraram ainda focos do mosquito da dengue. 


Em meio a tanta sujeira, uma pista importante. O termo informa da localização de um documento, que posteriormente foi identificado como contrato de locação da residência. Além disso, a Sema apreendeu uma carteira aberta com um CPF. Questionado, um vizinho disse que seria do possível morador e dono dos animais. 


Em nota, a secretaria repassou à FOLHA o balanço da operação. "Foi constatada a presença de dois cães e cinco gatos no quintal. Iremos apurar as responsabilidades aplicandos as penalidades administrativas previstas na lei 12.992/2019, a de maus tratos. Isso será avaliado por uma comissão". 


Segundo a Sema, "é importante a compreensão de toda a população sobre a necessidade de cuidado com os animais, visando a garantia do seu bem-estar. Por fim, possuímos um cadastro para buscar pessoas que tenham intenção em adotar animais vítimas de maus tratos". O link é este https: www.londrina.pr.gov.br/bem-estar-animal/adocao-de-animais.

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo