A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) visitou o Rio Tibagi, na região da estrada do Limoeiro, nesta quarta-feira (12) e constatou um baixo volume de água devido ao período de estiagem.

Além disso, o secretário do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, explicou que a queda no nível do rio também ocorre por causa do aumento da evaporação provocado pelas altas temperaturas registradas em Londrina na última semana. Neste momento, ele descartou a interferência da Usina de Mauá – entre Telêmaco Borba e Ortigueira – e responsabilizou o clima pelo cenário atual do Tibagi.

"Encontramos uma situação predominante em diversos municípios com pedras expostas e o baixo volume de água, mas acredito que não tem influência da usina", avaliou.

Pereira visitou o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta tarde para colher informações sobre o histórico do Rio Tibagi e já enviou ofício para a Sanepar com pedido de informação sobre a vazão do rio no ponto de captação para o abastecimento da região de Londrina. Além disso, a Sema ainda irá solicitar dados sobre o nível Tibagi junto ao Instituto das Águas para verificar com precisão o volume do rio durante a estiagem em comparação com outros períodos.

Nesta quarta-feira, o rodízio no abastecimento da cidade, realizado pela Sanepar, completou uma semana. Hoje, bairros da zonas Norte e Sul de Londrina são os mais afetados com o desabastecimento. Na quinta-feira (13), a Sanepar já informou que vai faltar água nas zonas Oeste e Norte, além do município de Cambé.

De acordo com o Simepar, a temperatura máxima atingiu 34,5ºC nesta quarta-feira em Londrina. Existe a previsão de chuvas isoladas no final da tarde. A máxima prevista para quinta-feira (13) é de 31ºC com chuvas e trovoadas no período da tarde.

mockup