A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), de Londrina, e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) investigam o despejo clandestino de material químico no córrego Piza, que nasce e deságua dentro do Parque Arthur Thomas (Zona Sul). De acordo com Sidney Antonio Berto, gerente dos Parques Municipais, a contaminação aconteceu, anteontem, através de uma galeria pluvial instalada no local. ''O responsável descartou a substância próximo ao horário da chuva com a intenção de diluí-la mais rapidamente e assim evitar sua identificação'', supõe Berto.
O material aquoso com cheiro forte de cloro deixou a água do córrego opaca por cerca de cinco horas. Ontem, sua aparência voltou ao normal, mas os fiscais da Sema continuam a procurar o autor do crime que, na opinião de Berto, pode ser uma lavanderia ou alguma empresa que utilize produtos químicos. Técnicos do IAP coletaram amostras da água e, em 10 dias, terão o resultado da análise.
De acordo com Berto, essa foi a primeira contaminação sofrida pelo Parque Arthur Thomas, este ano. Em 2003, foram registrados em sua área um vazamento na rede de esgoto e a contaminação de um córrego que nasce fora dele.

mockup