Para chamar a atenção da população sobre os maus-tratos e abandono de animais domésticos, a Diretoria do Bem-Estar Animal da Sema (secretaria municipal do Ambiente) de Londrina chama a atenção para a campanha “Dezembro Verde”, instituída pela Lei Municipal nº 12.849/2019. A intenção é divulgar os canais de denúncia e promover ações educativas sobre o assunto.

Imagem ilustrativa da imagem Sema divulga canais de denúncias sobre maus-tratos e abandono de animais
| Foto: iStock

Segundo a servidora do DBEA, Daniele da Costa, nesta época do ano aumentam casos de abandono de animais. "Com a proximidade das festas de fim de ano, infelizmente há o aumento do número de animais abandonados nas ruas e nas residências. Como a própria legislação prevê, é preciso a conscientização de que abandono de animais é crime, além de ser um ato cruel e de maus-tratos, que pode condenar o animal abandonado à morte”, reforça.

CANAIS DE DENÚNCIA

Situação de maus-tratos ou abandono de animais pode ser denunciado por meio de um formulário on-line da DBEA ou pelo fone 153 da Guarda Municipal. O disque 153 funciona 24h, todos os dias da semana.

LEIA TAMBÉM:

- Cão atacado por animais na Mata dos Godoy procura nova casa

- Animais de Curitiba devem ser os primeiros vacinados contra Covid no Brasil

VÍDEOS INFORMATIVOS

Para conscientizar a população, a Sema disponibiliza vídeos informativos nas suas redes sociais - (https://www.instagram.com/p/CXABXkyAj5R/ . As publicações trazem como protagonistas os cães e gatos vítimas de maus-tratos.

O objetivo, segundo a gerente de Proteção Animal da Sema, Karen Lumi Nakano da Luz, é estimular a guarda responsável e a prevenção ao abandono de animais, bem como a adoção dos mesmos. “Atualmente, contamos com nove cães, sendo a maior parte de pequeno e médio porte e dois de grande porte. Além deles, há 32 gatos esperando um lar e muito amor”, disse a gerente de Proteção Animal da Sema.

Imagem ilustrativa da imagem Sema divulga canais de denúncias sobre maus-tratos e abandono de animais
| Foto: Londrina Iluminação

ILUMINAÇÃO VERDE

A Sercomtel Iluminação e CTD ( Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento) colocaram em funcionamento a iluminação em verde de monumentos e pontos turísticos da cidade. Quem passar pela Cascata do Igapó, Barragem do Igapó, Praça da Garça e no Monumento à Bíblia poderá ver esses locais iluminados com a cor temática. Todos eles ficarão com essa coloração até o final do mês.

CARTILHA EDUCATIVA

A Sema também disponibiliza uma Cartilha sobre Maus-tratos aos Animais. São considerados maus-tratos a violência física, o abandono em via pública, a manutenção do animal acorrentado, sem abrigo de sol e chuva, sem alimentação adequada ou em espaço sujo, assim como a negativa de assistência médica-veterinária ao animal ferido, entre outros itens. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1