A Sema (secretaria municipal do Ambiente) de Londrina irá credenciar de apicultores e empresas especializadas na retirada, manejo e transporte de abelhas, vespas e marimbondos. As informações completas sobre o procedimento estão disponíveis neste link, e os interessados podem se inscrever a partir das 12h de quarta-feira (3).

O chamamento compreende a execução de 1.250 ações. Os contratos terão vigência de 60 meses, e as empresas ou profissionais cadastrados receberão remuneração de R$ 391,38 para cada serviço realizado. Dessa forma, o valor máximo investido pela Prefeitura na iniciativa poderá ser de até R$ 489.225,00.

As ações de retirada desses insetos serão executadas tanto em locais públicos quanto nas residências de pessoas com renda de até três salários mínimos. Para solicitar o serviço, a população deverá entrar em contato com a Gerência de Parques e Biodiversidade da Sema pelo telefone (43) 3372-4765.

LEIA TAMBÉM:

= Interação entre abelhas e soja traz benefícios para produtores

= Com “jabuti” da Prefeitura, proteção animal migra da Sema para CMTU

O prazo para execução da retirada será de 24 horas a partir do recebimento da ordem de serviço. Os contratados deverão atender aos chamados, quando solicitados pela Sema, fazendo uso de Equipamentos de Proteção Individual e realizando o isolamento da área para evitar possíveis acidentes com os moradores e cidadãos.

Além disso, os apicultores ou empresas deverão executar os serviços sem cometer maus-tratos aos animais, elaborando relatórios que contenham fotos da colmeia, e permanecendo à disposição para prestar esclarecimentos à Sema.

Após a retirada, os animais devem ser levados para os distritos rurais de Londrina, em áreas onde não ofereçam riscos à população. A ideia é que os insetos sejam encaminhados para apicultores, que poderão promover atividades de educação ambiental, conservação, exposição, manutenção, criação, reprodução, comercialização e beneficiamento de produtos e subprodutos.

REDUÇÃO DE ÁREAS VERDES

O gerente de Parques e Biodiversidade da Sema, Jonas Pugina, explicou que o chamamento anterior, publicado no fim de 2022, previa 50 retiradas no decorrer de 2023, e chegou a ser aditivado em 25%, totalizando 62 ações.

“Historicamente, Londrina e região vêm tendo uma redução das suas áreas verdes, devido ao desmatamento para o plantio agrícola. Por isso, as abelhas e outros insetos acabam vindo para os fundos de vale da zona urbana, onde inclusive fazem ninhos em objetos descartados pela população. Quando publicamos o edital anterior, em 2022, esse era um serviço inédito, e à medida em que a população foi se informando sobre ele, a procura aumentou significativamente. É muito importante preservar esses insetos, devido ao trabalho de polinização que eles executam na natureza, e por isso estabelecemos que eles devem ser soltos em áreas de mata ou encaminhados a apicultores”, destacou.

(Com informações do N.Com)