A Polícia Militar de Guarapuava iniciou ontem de manhã, no loteamento Adão Kaminski, a reintegração de posse de um terreno de aproximadamente 80 mil metros quadrados pertencente ao deputado estadual Fernando Ribas Carli (PPB). A área havia sido invadida por cerca de 80 famílias de sem-teto no dia 6 de outubro de 1998.
Os invasores alegaram que o terreno havia sido doado a eles pelo proprietário como promessa de campanha. A reintegração de posse foi expedida no dia 29 de janeiro e no dia seguinte houve uma tentativa de desocupação do terreno pela PM, não concretizada porque as famílias não tinham para onde ir. O pedido de reintegração foi solicitado pela Imobiliária Santa Clara, alegando que o terreno já havia sido loteado e vendido.
Com a presença de um oficial de Justiça, os ocupantes resolveram sair do terreno de forma pacífica. Pela manhã começaram a desmontar os barracos e caminhões fornecidos pelo deputado auxiliaram a retirada dos pertences das famílias. O grupo de sem-teto foi levado para um terreno de propriedade do Exército no final da Avenida Cascavel. No local, funcionava a fábrica de dormentes usados na construção da Ferroeste.
Uma comissão dos sem-teto exigia uma reunião com o prefeito Vitor Hugo Burko (PSDB), inimigo político de Carli, que até o final da tarde de ontem não havia sido marcada. Na reunião eles pretendem pedir lonas pretas, alimentação e assistência básica do município, enquanto estiverem acampados.

mockup