As 18 famílias que invadiram uma área pública no Jardim Nova Conquista (zona leste de Londrina) devem iniciar nos próximas dias a construção das casas. De acordo com um dos líderes da invasão, José Raimundo Moraes, de 27 anos, as casas serão de alvenaria e não de madeira.
Ontem, o trabalho ainda era de limpeza do terreno. Cada família tem uma área de 7 por 12 metros. ‘‘Vamos tirar as pedras e comprar tijolos, para já começar a construção das casas’’, disse.
Os sem-teto vão permanecer temporariamente no local, enquanto não for negociada outra área com a Companhia de Habitação (Cohab-Lda). ‘‘Eles vão ficar lá provisoriamente até que tenhamos um loteamento popular adequado’’, disse o presidente da Cohab-Lda, Carlos Eduardo Afonseca e Silva.
De acordo com o presidente da Cohab, não há previsão para o lançamento de loteamentos populares. ‘‘Quero crer que este ano ainda teremos um loteamento’’, disse.
As famílias estão no local há quatro dias, desde que decidiram abandonar as baias construídas pela prefeitura, a 700 metros do terreno. As baias estavam ocupadas desde a segunda quinzena de janeiro.

mockup