Sem-terra farão marcha pela libertação de líderes
PUBLICAÇÃO
sábado, 20 de setembro de 1997
Marcos Zanatta Maringá 
Os sem-terra de Querência do Norte, que estão mobilizados contra a prisão de dois líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) desde quarta-feira, decidiram anteontem à noite fazer uma marcha até Curitiba. A marcha terá início em Querência do Norte na próxima terça-feira, e a intenção do MST é de reunir pelo menos dois mil sem-terra da região.
Serão convocados ainda os sem-terra acampados em outras regiões do Estado. O protesto, informou ontem a liderança do movimento, vai pedir a libertação imediata dos 29 líderes presos em todo o Estado e o fim da violência contra as famílias de sem-terra.
Na próxima segunda-feira, o MST pretende definir como será feita a marcha até Curitiba e onde as famílias vão ficar acampadas na capital. O movimento espera ainda a libertação de Delfino Becker e Celso Anguinhoni no início da próxima semana. Os dois fazem parte de uma lista de cinco líderes de Querência do Norte que tiveram a prisão preventiva decretada pela juíza de Loanda, Elizabeth Khater. Eles estão presos na delegacia de Paranavaí e podem ter a prisão relaxada na segunda-feira.
Anteontem, a Rede Autônoma de Advogados Populares do Paraná, que defende os sem-terra, pediu o relaxamento da prisão de Becker e Anguinhoni, mas a juíza Elizabeth Khater exigiu uma procuração dos sem-terra autorizando a entidade a fazer a defesa. Os advogados solicitaram ainda a suspensão da prisão preventiva dos outros três líderes, Pedro Cabral, Arlei Escher e Juscelino Antonio José Gonçalves, que estão foragidos.


