Sem-terra é baleado em desocupação
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 19 de fevereiro de 1998
Sid Sauer 
Longe das fazendasÔnibus sem
identificação
leva os
sem-terra
retirados
da Fazenda
Água Amarela,
em Jardim
Olinda,
para o
Sudoeste
do Estado;
Secretaria
de Segurança
disse que
as famílias
voltariam
para seus
locais
de origemO sem-terra José Fausto dos Santos, 36, foi baleado com um tiro na barriga ontem de madrugada, durante desocupação da Fazenda Esperança, em Mamborê (36 km a sudoeste de Campo Mourão). Ele foi internado no Hospital Interclínicas, em Campo Mourão, e submetido a uma cirurgia ainda pela manhã. Segundo informações do hospital ele não corre risco de vida. Na desocupação, um PM também levou um golpe de foice na mão.
A Delegacia de Polícia de Mamborê e o 11º Batalhão da Polícia Militar de Campo Mourão não dão informações sobre a desocupação nem sobre a prisão de 12 sem-terra.
Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Cândido Martins de Oliveira, os 12 sem-terra (11 homens e uma mulher) foram presos por porte ilegal de arma, invasão de propriedade e resistência ao cumprimento da ordem judicial. Ele disse ainda Fausto José dos Santos foi atingido por um tiro disparado por engano por outro sem-terra, e não pela polícia.
Segundo o relatório apresentado pela Polícia Militar ao secretário, Fausto José dos Santos possui passagens pela polícia por roubo e tráfico de drogas. Ele já tinha sido preso em 97, na invasão da Fazenda Rio Tonete, em Nova Cantu.
Na Fazenda Esperança, os policiais militares apreenderam quatro espingardas, uma escopeta, uma carabina, um revólver, duas pistolas de brinquedo, coquetéis Molotov e 28 peixeiras. As 56 famílias que ocupavam a área deixaram o município ainda ontem em ônibus e caminhões locados pelo Estado e pelos donos da fazenda.
Os sem-terra estariam sendo levados para seus locais de origem. A maioria deles é de Nova Cantu (120 quilômetros de Campo Mourão). A fazenda estava invadida desde o dia 4 de janeiro. Segundo informações não-oficiais, cerca de 100 policiais participaram da ação e houve resistência.
Uma nota distribuída pelo MST, diz que a polícia chegou à fazenda por volta das 5 horas da manhã usando bombas de gás lacrimogêneo e atirando contra os invasores. A nota chama a ação da PM de absurda e irracional. De acordo com o MST, a fazenda tem 1.257 hectares e já tinha sido considerada improdutiva pelo Incra.


