Sem morada fixa, nômades percorrem país em caravanas
Álbum de famíliaNômades, os ciganos migram por vários estados brasileiros e países do Mercosul, armando grandes acampamentos (acima). Nas paradas, Bianca (abaixo) dedica-se a jogar tarô e ler mãosExiste uma grande rota através da qual os ciganos percorrem o Brasil. Todo ano, eles migram pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, seguindo também para países do Mercosul. No Paraná, eles montam suas barracas nas cidades de Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, onde as prefeituras não dificultam os acampamentos.
Em caravanas, os ciganos percorrem as cidades oferecendo leitura de mãos e vendendo tapetes e tachos de cobre. Mas como eles viajam sem nenhum documento?, pergunta Claúdio Iovanovitchi. Com a vista grossa da polícia, ele mesmo responde.
Iovanovitchi diz que a polícia faz vista grossa propositalmente. Isso porque um cigano pego em posto rodoviário torna-se uma grande dor de cabeça. Como a caminhonete não é roubada, o policial não sabe como agir. Depois de pedir os documentos e só obter negativas, o guarda pensa que o carro é roubado. Mas quando vai verificar, não existe denúncia, diz. Como não tem como acusar o cigano, apreende o carro.
Neste momento, começa a confusão, diz Claúdio Iovanovitchi. O cigano retira as suas coisas do carro e monta uma barraca ao lado do posto policial. Logo em seguida, sua mulher começa a oferecer aos passantes leitura de mão, diz. O marido passa a tocar violino. As crianças começam a correr pelo local, pedindo para usar o banheiro do posto rodoviário. Cansado, o policial manda a família subir no carro e ir embora, diz. (I.R.)





