HÓSTIA -

Sem missas, Arquidiocese autoriza eucaristia através do Rito Breve


Vitor Ogawa - Grupo Folha
Vitor Ogawa - Grupo Folha

A Arquidiocese de Londrina publicou nesta segunda-feira (29), nova orientação sobre as celebrações Eucarísticas na arquidiocese. A principal novidade é que foi autorizada a distribuição da Sagrada Eucaristia para os fiéis que participarem da missa on-line e do rito litúrgico breve da Sagrada Comunhão e Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa, a ser realizado na Igreja conforme orientação do pároco. Para isso, será disponibilizado roteiro extraído do Ritual Romano: Sagrada Comunhão e Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa.


.
. | Saulo Ohara/Arquivo FOLHA
 


As missas presenciais estão suspensas na Arquidiocese de Londrina desde o dia 17 de março deste ano, depois que o Coesp ( Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública) adotou uma série de medidas para evitar a aglomeração de pessoas. Mesmo com a flexibilização do decreto, que permitiu que os templos religiosos do municípios (como as igrejas) pudessem retomar a realização de cultos a partir do dia 22 de maio, seguindo as normas estabelecidas pelo decreto do Governo do Estado, a Arquidiocese de Londrina manteve a suspensão das missas presenciais. 




A decisão da distribuição da Eucaristia por Rito Breve foi tomada por videoconferência, quando os padres reunidos na reunião virtual decidiram manter a suspensão das missas presenciais até 12 de julho. As missas com a presença de fiéis continuam suspensas em toda a arquidiocese, até 12 de julho. Secretarias e igrejas continuam abertas para atendimentos individuais e orações pessoais. No dia 10 de julho os padres voltarão a se reunir para tratar da questão.

 

O Arcebispo Metropolitano de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, orientou os fiéis a continuar prestando atenção às medidas de higiene indicadas pelas autoridades para o atendimento seguro das pessoas. "Continuemos alimentando a fé do nosso povo com o anúncio da Palavra de Deus, Celebrações Eucarísticas on-line, devoção a Nossa Senhora, Igreja Doméstica, Comunhão Eucarística a partir do Rito Breve fora da Missa, Comunhão Espiritual e Caridade", destacou.




O decreto oficial regulamentando a decisão será publicado no dia 2 deste mês. A arquidiocese de Londrina envolve 16 municípios, mais de 80 paróquias e cerca de 150 padres. 

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo