Sem instrução
Quando emigrou de Campo Erê (SC) para o Paraguai, há dez anos, o casal José Paiano, 63 anos, e Jurema Paiano Silva, de 45, levou consigo cinco filhos pequenos. No início de junho, o casal retornou ao Brasil com seus oito filhos, hoje com idades entre 21 e quatro anos. Todos - pais e filhos - são analfabetos.
Jurema conta que não pôde estudar os filhos porque a escola mais próxima da localidade onde a família morava ficava a 12 quilômetros. À espera de assentamento, o grupo de dez pessoas se espreme sob um barraco de lona, no acampamento da CNEC, em São Miguel do Iguaçu.
Nos dez anos em que permaneceu na localidade conhecida como KM 20, a família Paiano trabalhou como arrendatária. Não passamos fome, mas também não deu para comprar nada.





