Imagem ilustrativa da imagem Sem combustível, táxis e ubers reduzem atendimento em Londrina
| Foto: Gustavo Carneiro



Os londrinenses que ficaram sem combustível no fim de semana terão de recorrer ao transporte público coletivo nesta segunda-feira (28). Sem gasolina, etanol ou diesel na cidade, os motoristas da Uber, que são autônomos, reduziram as viagens com a greve dos caminhoneiros, o que gerou preços elevados e maior tempo de espera. Os taxistas também reduziram o atendimento: 70% dos táxis estão parados, sem combustível.

A Uber informou por meio de nota que "os motoristas parceiros da Uber também foram impactados pela falta de combustível. Por isso, os pedidos de viagem podem demorar mais do que o normal". Já Antônio Pereira da Silva, representante do sindicato dos taxistas de Londrina, informou que "os táxis vão fazer de tudo para atender". Neste domingo (27), somente 30% dos cerca de 380 táxis circularam pela cidade - os outros estavam com os carros parados pelo desabastecimento. No entanto, Silva garante que os taxistas entrarão com medida judicial para conseguir abastecer os veículos, caso a situação não se resolva. "Vamos dar um jeito. Táxi é essencial", pontua. O sindicalista ainda disse que os clientes devem ligar com antecedência e que são normais filas de espera neste momento.

Após determinações judiciais da 2ª e 9ª Varas Cíveis na sexta-feira (25), a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) conseguiu abastecer a frota de veículos da TCGL (Transporte Coletivo Grande Londrina) e do recolhimento de lixo da cidade. Por meio de nota, a companhia informou que a prestação de serviços voltaria a 100% de atividade ainda neste sábado (26). No entanto, a saída da TCGL foi bloqueada por manifestantes com madeira e pneus, na madrugada de sábado (26), e somente 30% do serviço circulou no município durante o fim de semana. Oficiais da 4 ª Companhia da Polícia Militar escoltaram o transporte do de diesel do pool de combustíveis. Ainda segundo a nota, as empresas terão condições de circular normalmente caso o acesso ao pool seja mantido.

A coleta de lixo, que havia sido suspensa na quinta-feira (24) retomou os serviços e está garantida para esta segunda-feira (28). O abastecimento é suficiente para que os serviços operem até a terça-feira(29).

VIAGENS PREJUDICADAS


Quanto aos serviços metropolitanos, a Viação Garcia informou que, com a falta de combustível, os horários de atendimento foram modificados e ainda expôs que "em função da incerteza de uma solução para a greve, os horários voltarão a normalidade com o fim da paralisação". Todo o calendário de viagens pode ser consultado no site da Viação Garcia.

Quanto à TIL, as linhas metropolitanas operaram normalmente neste domingo (27), mas as linhas urbanas não funcionaram. Para segunda (28) e terça-feira (29), a empresa prevê atendimento normal.

Edinei Garcia, superintendente Terminal Rodoviário de Londrina, informou que algumas empresas reduziram horários, mas que não houve cancelamento de viagens até o momento. Já no Aeroporto José Richa, de Londrina, um voo de partida e um de chegada foram cancelados neste domingo (27).

mockup