Seis projetos da UEL são contemplados no programa de extensão da Itaipu
Propostas colocarão em prática ações de fortalecimento entre a instituição e comunidade ao longo de nove meses
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
Propostas colocarão em prática ações de fortalecimento entre a instituição e comunidade ao longo de nove meses

A Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec divulgaram a lista de 110 projetos universitários contemplados no Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial, que viabiliza propostas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) e que contribuam com soluções para desafios ambientais, sociais, econômicos e de gestão dos territórios. Seis projetos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foram aprovados, que colocarão em prática ações de fortalecimento entre a instituição e comunidade ao longo de nove meses.
As propostas selecionadas focam em temáticas de gestão em bacias hidrográficas; agricultura familiar, extensão rural e agroecologia; plantas medicinais e fitoterápicos; piscicultura e pescadores; energias alternativas; comunidades indígenas; gestão de resíduos sólidos e catadores; saneamento rural e urbano; educação ambiental e extensão universitária para ODS.
O Programa prevê a concessão de 330 bolsas para professores, responsáveis pela coordenação dos projetos, e estudantes de graduação, nos valores de R$ 1,4 mil e R$ 700, respectivamente. Foram 17 universidades públicas contempladas, sendo que os pagamentos serão efetuados diretamente aos bolsistas, sem repasse para as instituições.
Comunicação socioambiental territorial
O professor Roberto Aparecido Mancuzo, do Departamento de Comunicação, foi contemplado com a sua proposta “Norte Paranaense Conectado: Estratégias de Comunicação para Fortalecer o NCS Norte do Paraná e a Cultura de Sustentabilidade”. NSC é sigla para Núcleo de Cooperação Socioambiental, com 21 núcleos englobando uma área formada por 434 municípios do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul, área de atuação prioritária da Itaipu.
Leia mais:
No caso do projeto de Mancuzo, o foco será o território do Norte do Estado, abrangendo zonas urbanas e rurais de 22 cidades: Alvorada do Sul, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabáudia, Sertanópolis e Tamarana. Com auxílio de estudantes de Jornalismo, o professor buscará suprir a demanda deste núcleo por uma comunicação socioambiental territorial.
A iniciativa irá mapear o ecossistema de mídia e os públicos da região para desenvolver uma estratégia precisa, com a execução se baseando em três pontos principais: a comunicação institucional para fortalecer a identidade do Núcleo, a gestão estratégica de redes sociais para o engajamento direto com a comunidade e a assessoria de imprensa para ampliar a visibilidade das ações na mídia regional.
Com base no diagnóstico, serão produzidos conteúdos multimídia, como textos, áudios, fotos, cards e vídeos. O docente explicou que grupos em situação de vulnerabilidade social serão priorizados, elencando “comunidades de agricultores, assentados, cooperativas, associações de catadores, comunidades escolares da rede pública municipal e as lideranças de bairros periféricos”. Aos atores-chave do NCS, também serão promovidas oficinas de capacitação para uso básico de ferramentas de comunicação, para que as ações tenham continuidade além do projeto da UEL.
Projetos aprovados no Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial
- Agroecologia em ação: Fortalecendo a agricultura familiar e gerando renda em assentamentos e acampamentos rurais – Adilson Luiz Seifert, do Departamento de Agronomia (CCA)
- Insegurança alimentar nos territórios vulneráveis de Londrina/PR e região: Fortalecendo as estratégias de participação e controle social para o desenvolvimento local – Eliane Christine Santos de Campos, do Departamento de Serviço Social (CESA)
- Projeto 3S – Sensibilização e Separação Seletiva em Condomínios Residenciais de Londrina – Lilian Mara Aligleri, do Departamento de Administração (CESA)
- Norte Paranaense Conectado: Estratégias de Comunicação para Fortalecer o NCS Norte do Paraná e a Cultura de Sustentabilidade – Roberto Aparecido Mancuzo Silva Junior, do Departamento de Comunicação (CECA)
- Cuidando de quem Cuida – Ricardo Sergio Couto de Almeida, do Departamento de Microbiologia (CCB)
- Ordenha sustentável: tecnologia transformadora para a conformidade legal de produtores de leite de agricultura familiar e/ou agroecológica – Rafael Fagnani, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (CCA)
(Com informações da Agência UEL)


Da Redação
Jornalismo




