Seis presos fogem da cadeia de Cornélio
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 07 de setembro de 2006
Vanessa Navarro<br>Reportagem Local 
Cornélio Procópio - Seis presos fugiram ontem pela manhã da Cadeia Pública de Cornélio Procópio. De acordo com o investigador da Polícia Civil Antônio Carlos da Silva, eles estavam num grupo de 70 detentos que tomavam banho de sol no pátio e fugiram escalando o muro do solário.
''Não chegaram a render ninguém. O policial militar que estava na guarita se descuidou e eles escaparam'', disse o investigador. Segundo ele, apenas dois PMs e um carcereiro faziam a segurança da cadeia, que abrigava 90 presos - o dobro da capacidade original. A maioria dos fugitivos estava preso sob acusação de roubo. Na carceragem da delegacia de Cornélio há mais 25 presos, entre mulheres, adolescentes e suspeitos de estupro.
A cadeia pública já sofreu várias fugas e tentativas, além de rebeliões. A mais grave ocorreu no dia 30 de abril, quando dois presos morreram em um incêndio provocado durante motim. Dias depois, as autoridades do Município resolveram que a cadeia seria interditada e que um novo presídio seria construído.
O prefeito de Cornélio, Amin José Hannouche, garantiu à Folha que a nova cadeia está quase pronta e deverá ser inaugurada até o mês que vem. ''Serão 144 celas modulares, capacidade bem superior à nossa população carcerária, que tem em média 90 presos'', afirmou. As celas estão sendo instaladas perto do antigo aterro sanitário.


