O Governo do Paraná contratou mais 2.223 novos policiais e 210 bombeiros militares para reforçar a segurança em todo o Estado. Nesta quarta-feira (20), o governador Beto Richa esteve em Londrina para receber os 400 novos policiais que atuarão no próprio município e em Jacarezinho, Apucarana, Rolândia, Cornélio Procópio, Ivaiporã e Arapongas. Na solenidade também foram apresentados os 26 novos bombeiros para Londrina e Maringá.

O aumento do efetivo faz parte das ações do programa Paraná Seguro. De 2011 para cá, o governo estadual contratou 5.500 novos policiais militares e civis.Também estavam presentes na solenidade o secretário estadual da Segurança, Cid Vasques; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel César Vinícius Kogut, e o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff.

O governador ressaltou a redução no número de homicídios dolosos na região que abrange Londrina, que chegou a 43% nos primeiros nove meses de 2013, em comparação com o mesmo período de 2012. No Estado, resultados preliminares da Secretaria de Estado da Segurança Pública apontam redução de 17,45% neste mesmo período. Na comparação com 2010, o índice de redução chega a 23,4%.

Outras importantes ações para a área de segurança de Londrina e região foram: a instalação do Grupamento Aeropolicial-Resgate Aéreo (Graer), de uma nova Delegacia de Homicídios e de uma nova sede do 2º Comando Regional da Polícia Militar. Além da implantação da Unidade Paraná Seguro (UPS) na Vila União da Vitória.

POLICIAMENTO – O comandante geral da PM, coronel Cesar Kogut, disse os novos soldados serão destinados a todas as unidades da polícia militar de Londrina. Dos 400 novos policiais, 170 atuarão em Londrina. Os municípios de Jacarezinho, Apucarana, Rolândia, Cornélio Procópio e Ivaiporã receberão, cada um, 40 novos policiais. Outros 30 irão para Arapongas.

"Esse reforço representa fôlego, principalmente no interior", afirmou o comandante da PM. "Os novos policiais e bombeiros passam por treinamento adequado, decente e de acordo com o que espera a população e também de acordo com a preocupação do governo", afirmou Kogut.

Os policiais terão um ano de formação. A etapa teórica é de seis meses e abrange todas as áreas de atuação – ações policiais, trânsito, ambiental e socorros. Depois, eles passam por estágio supervisionado já nas ruas, nas cidades onde irão atuar, aprimorando o treinamento em policiamento comunitário.