As quatro propriedades que serão desocupadas no município de Querência do Norte já passaram por nova vistoria e foram classificadas como produtivas. Os proprietários já dispõem de sentenças de reintegração de posse. A União Democrática Ruralista (UDR) vem recorrendo à justiça através de precatórios para pressionar o Estado a cumprir as sentenças. A assessoria jurídica da UDR também entrou com mandado de segurança para garantir a reintegração da posse de sete propriedades.
O assessor da superintendência do Incra no Paraná, Oswaldo Euclydes Aranha, disse ontem que a meta do órgão é ir assentando as famílias hoje acampadas conforme forem sendo identificadas áreas improdutivas que possam ser desapropriadas. ‘‘O objetivo imediato é liberar as áreas produtivas que tem a reintegração de posse garantida pela Justiça’’, explica Aranha.
O Incra vem fazendo o recadastramento das propriedades da região de Paranavaí desde a semana passada. A intenção é negociar a desapropriação das áreas consideradas improdutivas.

mockup