Segunda explosão de caixa eletrônico em Curitiba
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 06 de janeiro de 2015
Vítor Ogawa<br>Reportagem Local 
Curitiba - Criminosos estouraram na madrugada de ontem os caixas eletrônicos da agência do Banco Bradesco localizada no bairro Tarumã, em Curitiba, o segundo caso na capital paranaense desde o início do ano. A ação aconteceu por volta das 3h30, quando três homens teriam executado o crime. Dois deles entraram na agência da Avenida Victor Ferreira do Amaral e um teria ficado do lado de fora monitorando a movimentação das ruas.
Segundo o delegado titular do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Luiz Alberto Cartaxo Moura, os bandidos fizeram isso depois de quebrar a porta com uma barra de ferro. Posteriormente, os bandidos colocaram os explosivos nos caixas eletrônicos e detonaram os artefatos. A explosão foi tão grande que abriu um buraco na parede lateral do banco. Os bandidos conseguiram sair do local com o dinheiro antes que a polícia chegasse. O montante furtado não foi divulgado pelo banco.
Moura enfatizou que várias quadrilhas estão sendo investigadas. "As imagens mostram que os bandidos vestiam roupas pretas e estavam encapuzados. Nós iremos trabalhar essas imagens e pelo perfil físico dos suspeitos iremos comparar com as quadrilhas que atuam nisso. Batendo a identificação, nós iremos checar se essas pessoas têm envolvimento no caso", destacou.
Os policiais não souberam afirmar qual o rumo que os bandidos tomaram na fuga. "Estamos fazendo o trabalho integrado entre as diversas unidades da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Federal. O trabalho para tratar do assunto vem sendo realizado em grupo, com reuniões da área de inteligência, inclusive com dados do sistema penitenciário e informações que o Cope já vinha trabalhando. Os próprios bancos estão participando. Eles estão fornecendo mais informações e dispositivos para ajudar a combater esse tipo de ação", relatou.
Moura destacou que esse material que vem sendo disponibilizado pelos bancos é segredo e são alternativas levadas em reuniões que podem ser utilizadas para melhorar a segurança. "Esses têm sido os diferenciais desse grupo, cuja coordenação direta é do secretário de Segurança", afirmou.
O primeiro arrombamento de caixas eletrônicos registrado este ano em Curitiba aconteceu poucos minutos após a meia-noite do dia 1° de janeiro, em um terminal do Bradesco na Rua João Falarz, no bairro Campo Comprido. Outras duas tentativas aconteceram no mesmo dia, uma no bairro Campina do Siqueira e a outra foi registrada no São Braz.


