Seed aplica segunda edição da Prova Paraná 2022
Exame vai servir como diagnóstico do conteúdo trabalhado ao longo do segundo trimestre para alunos de toda a rede estadual e quintos anos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 30 de agosto de 2022
Exame vai servir como diagnóstico do conteúdo trabalhado ao longo do segundo trimestre para alunos de toda a rede estadual e quintos anos
Celso Felizardo - Editor
A Seed (Secretaria de Estado da Educação do Paraná) começa a aplicar nesta quarta-feira (31) a segunda edição da Prova Paraná 2022. Estudantes dos 399 municípios do Paraná vão responder ao questionário com perguntas referentes a Linguagens e Ciências Humanas. Na quinta-feira, dia 1º de setembro, o conteúdo cobrado será Matemática e Ciências da Natureza.
Além da modalidade regular, desde o ensino fundamental II (6º a 9º ano) até o ensino médio (1ª a 3ª série), a Prova Paraná será adaptada às necessidades dos estudantes da Educação Especial e terá uma versão para os estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos), com a divisão dos conteúdos de acordo com o semestre sendo cursado pelo estudante. A Prova Paraná também será aplicada pelas redes municipais para o 5º ano do fundamental.
O exame aplicado a todas séries com o objetivo de conhecer melhor o nível de aprendizado dos estudantes, vai focar prioritariamente nos conteúdos ensinados no segundo trimestre, que começou em 30 de maio e termina oficialmente em 16 de setembro.
No NRE (Núcleo Regional de Educação) de Londrina, a prova será aplicada nas 124 escolas da rede municipal, além dos quintos anos de todos os 19 municípios da área de abrangência. As avaliações serão aplicadas em cada escola, com duração de 2h30 por dia, durante o horário de aula do estudante. Após o término da aplicação, as aulas devem continuar com a grade horária normal de cada instituição.
A técnica pedagógica da Equipe de Ensino do NRE de Londrina, Adriana Maria Augusto Faria, conta que a primeira prova do ano, aplicada nos dias 4 e 5 de maio, já serviu para as escolas terem um diagnóstico do primeiro trimestre. “Com base nos resultados, as escolas já trabalharam a recuperação de aprendizagem dos alunos. Esse resultado, ele não é divulgado nem para alunos, nem para comunidade, porque ele não serve para ranqueamento. Ele direciona o trabalho pedagógico da escola com a recuperação das aprendizagens”, explica.
A correção continuará sendo realizada por meio do aplicativo Corrige (disponível para o sistema Android e desenvolvido pela Seed-PR). A correção deverá ser iniciada logo no primeiro dia de aplicação para as escolas estaduais com o prazo limite até o dia 09 para a conclusão da correção de todos os seus cartões-resposta.
Os resultados serão disponibilizados para as escolas a partir do dia 5 de setembro pelo Power BI para auxiliar professores, equipes gestoras e pedagógicas na organização de ações e estratégias que contribuam para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
O diretor de Educação da Seed-PR ( Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná), Roni Miranda Vieira, ressaltou que a Seed observa como foi o desempenho dos estudantes em relação à aprendizagem durante o processo. É um diagnóstico." Segundo ele, esse resultado chega ao professor ainda nesta semana. "A correção ocorre por aplicativo. Assim que o estudante terminar a prova, a escola começa a corrigir e esse resultado já sobe para um Power BI (ferramenta analítica), que já está pronto para mostrar a esse professor como foi o seu desempenho. Ele já vincula o desempenho daquele estudante com o conteúdo." Ele explicou que isso permite que, por exemplo, o professor já saiba na segunda-feira se o aluno aprendeu equação do 2º grau ou não. "O professor vai ver o resultado para ele replanejar e retomar aquilo que o estudante não apropriou. Para a Seed-PR este resultado faz repensar o currículo. Temos todo o material pedagógico de apoio e a gente vai melhorando esse material ou dando mais peso ao tema que o estudante não conseguiu desempenhar. A prova Paraná já virou uma cultura na rede. Além disso, o professor pode usar a nota da Prova Paraná como uma parte da nota do trimestre, já que a prova abrange o que foi ensinado naquele período."
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.