Imagem ilustrativa da imagem Sede do Provopar tem fiação furtada pela segunda vez em poucos dias
| Foto: Divulgação

A sede do Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense) em Londrina, na avenida Brasília, zona oeste, foi arrombada pela segunda vez em menos de uma semana. Na noite de segunda-feira (12), pelo menos dois criminosos levaram toda a fiação elétrica, deixando o prédio no escuro. Por conta do problema, o atendimento às famílias foi suspenso na terça (13).

No fim de semana, o lugar já tinha sido invadido, com os cabos também sendo furtados. No episódio, a caixa de energia foi quebrada. Desta vez, um encanamento foi violado. “Gastamos R$ 500 e agora de novo, gastando dinheiro sem ter. Precisamos de um pedreiro para levantar o muro para trabalharmos mais sossegados”, pontuou Erica Chagas, voluntária da instituição.

“Uma sensação de impotência. Pode ter sido uma pessoa que já atendemos ou até um familiar dela que depende do nosso serviço. Ficamos nas mãos da criminalidade novamente. Estamos de mãos atadas. Não está prejudicando apenas os voluntários, mas as famílias. Essa semana estávamos entregando bastante cobertas, roupas de frio”, lamentou.

Por dia, a sede da entidade recebe de dez e 15 famílias, repassando alimentos, roupas e calçados. As ONGs (Organizações não Governamentais) da cidade e da região também são contempladas. Há cerca de três anos o Provopar não mantém mais parceria com a prefeitura. Em 2020, 1.800 famílias foram beneficiadas com doações, além de grávidas e associações filantrópicas.

Atualmente, o programa mantém uma loja em que vende roupas novas e seminovas na rua Professor João Cândido, área central. O espaço foi cedido por um empresário. A campanha de inverno também está sendo realizada, com pontos de entrega em supermercados e clínicas. “Precisamos de alimentos para montar cestas básicas. Estão vindo poucos alimentos e temos muitas pessoas passando fome”, solicitou.

SERVIÇO - Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone (43) 3324-2397 ou pela página no Facebook Provopar Londrina.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.