A infra-estrutura da cidade voltada ao desenvolvimento e de acordo com sua vocação econômica. Esse tema está em discussão desde ontem no 1º Encontro de Secretários de Obras, que reúne 250 participantes no Centro de Convenções de Curitiba. A promoção é da Secretaria Estadual de Obras Públicas (Seop) em conjunto com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP).
O encontro foi aberto pelo governador Jaime Lerner. ‘‘Os municípios devem se adaptar à industrialização do Estado, que vai torná-los mais ricos com o aumento da arrecadação de ICMS a médio prazo’’, disse o governador.
Segundo o secretário de Obras Públicas do Paraná, Augusto Canto Neto, o encontro é a oportunidade para que programas e alternativas sejam conhecidos pelos técnicos. ‘‘Aqui, secretário, vereador ou prefeito pode tirar suas dúvidas com a Sanepar sobre o regime de concessões, consultar a Copel sobre a iluminação pública, saber do Detran quando a cidade vai receber sinalização, por exemplo’’, explicou Canto.
O secretário de Estado da Casa Civil, Rafael Greca, um dos palestrantes, disse que a iniciativa representa a expansão da linha de atuação de Curitiba para as outras cidades. Um dos exemplos da capital é a arrecadação de ICMS, responsável por 26% da receita. ‘‘Prefeito de interior adora dar isenção de impostos, geralmente prometida em campanha, e acaba se prejudicando depois’’, comentou Greca.

mockup