O calçamento do entorno do lago Igapó 2 (área central de Londrina) já foi quase todo retirado para a revitalização do lugar. O serviço teve início no final de maio, porém, o concreto que foi removido está na ciclovia. João Verçosa, secretário municipal de Obras e Pavimentação, pontuou que isso vem sendo feito para coibir as pessoas de utilizar o espaço de lazer durante a pandemia de coronavíus. Um decreto municipal proíbe a permanência de parques e áreas públicas.

Imagem ilustrativa da imagem Secretário diz que entulho no Igapó é para coibir utilização
| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

“Deixamos o entulho justamente para as pessoas não usarem. O MP (Ministério Público) reclamou de muita gente no lago e as pessoas só pararam de acessar porque fizemos isso. A medida traz segurança e não tem perigo do ponto de vista ambiental. O visual fica feio, mas é durante a execução. Na medida que for sendo feita a calçada, o entulho será retirado”, projetou. Mesmo com a circulação dificultada, munícipes ainda estão fazendo caminhada pelo Igapó.

A revitalização abrange a troca da iluminação para LED, o que já foi feito, instalação de novo mobiliário urbano e recape da pista exclusiva para ciclistas, que posteriormente será pintada de vermelho. Ação parecida foi feita pela extensão que passa pela avenida Higienópolis. “Iríamos executar e interditar parcialmente, mas com a pandemia resolvemos quebrar toda a calçada de uma vez”, frisou.