‘‘Não há epidemia de meningite em Londrina, a situação está absolutamente sob controle. Não há qualquer motivo para alarme por parte da população.’’ A afirmação foi feita ontem pelo secretário municipal de Saúde de Londrina, Agajan Der Bedrossian. Ele explicou que o recente aumento no número de casos de meningite virótica - que é benigna e levou 30 crianças aos hospitais da cidade só no último final de semana - ‘‘está dentro da normalidade’’.
Segundo o secretário, esta doença virótica não traz maiores complicações se for tratada corretamente. ‘‘É lógico que estamos preocupados com o aumento no número de casos, e estamos acompanhando, monitorando a situação de perto. Mas estamos tranquilos, porque este crescimento é normal. O ano passado é que foi atípico, no sentido positivo’’, comparou. Ele explicou que em 97 foram registrados 58 casos da doença no município.
Neste ano, a secretaria já registrou 126 casos. ‘‘Estamos perfeitamente dentro da média de ocorrência dos anos anteriores, exceção a 97 que foi um ano muito bom e com poucos casos’’, disse Bedrossian.
De acordo com ele, no entanto, os pais devem ficar atentos aos sintomas da doença - febre, dor de cabeça, vômitos etc. - e encaminhar as crianças para avaliação médica nos postos de saúde ou em hospitais assim que eles aparecerem. Este tipo de meningite é causado por vírus e não existe vacina para evitá-la. A cura se dá através de internação e repouso absoluto. O tempo de recuperação depende do estado geral de saúde de cada criança. Exames laboratoriais para detecção do tipo de vírus que está atacando em Londrina estão sendo realizados e Curitiba, e terão resultados conhecidos nos próximos dias.

mockup