Londrina

Mário CésarPossePeres é cumprimentado pela ex-secretária Maria Helena Fernandes: ‘Vamos tornar a secretaria viável’O novo secretário municipal de Educação, José Dorival Peres, empossado ontem pela manhã, disse que pretende fazer, de imediato, uma reestruturação administrativa no órgão. Segundo Peres, a Secretaria precisa ser reformulada porque há funções e cargos indefinidos. ‘‘Vamos tornar a Secretaria administrativamente viável.’’
De acordo com o secretário, a reestrutação coincide com a exigência da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) para a implantação do sistema municipal de ensino. ‘‘Há a necessidade funcional e, por isso, vamos começar a levantar a situação.’’
A Secretaria de Educação tem cerca de 2.300 professores e funcionários. Dorival Peres afirma que há falta de pessoal no setor de educação mas que somente o levantamento a ser feito mostrará as necessidades do órgão. Ele pretende ter em mãos o total de vagas existentes na rede, a necessidade de equipamentos e de recursos humanos.
Com os dados em mãos, o secretário diz que terá também a missão de buscar recursos junto aos governos Estadual e Federal. ‘‘Vamos atrás de dinheiro para obras ou repasse de equipamentos.’’
Professor aposentado da Universidade Estadual de Londrina e advogado, Peres iniciou seu discurso de posse citando trechos do salmo 127. ‘‘Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se o Senhor não guarda a cidade, em vão vigia a sentinela.’’ Questionado se era evangélico, o secretário disse que é cristão e que a leitura da Bíblia faz parte do seu dia-a-dia.
A eleição para escolha do secretário de Educação, realizada no último dia 20, foi o cumprimento da promessa feita pelo prefeito Antonio Belinati aos professores e funcionários do setor que o apoiaram na campanha eleitoral.
Dorival Perez concorreu com mais três candidatos. Dos 2.201 professores e funcionários que poderiam votar, 1.943 compareceram às urnas. Peres conseguiu 736 votos, 118 a mais que a segunda colocada, Quinha Canezin. Em terceiro lugar ficou Vera Sabec, com 471 votos. Em quarto, Dorotéia Nonino, com 79 votos. Foram registrados ainda sete votos brancos e 32 nulos.
Dorival Peres, o mais velho dos quatro candidatos, substitui a professora Maria Helena Ramos Fernandes, que respondeu interinamente pelo cargo de secretária desde a saída de Cléber Tóffoli, que se afastou da Secretaria da Educação e também da presidência da Companhia Municipal de Urbanização (Comurb), após denúncias de irregularidades na contratação de funcionários para a Comurb.

mockup