A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina oferece uma programação direcionada às mães atípicas, intitulada Cuidando de Quem Cuida. São oficinas de autocuidado e grupos de reflexão nos territórios, atendendo mães atípicas vinculadas a entidades que atuam com essa temática, além das atividades conduzidas diretamente no COM (Centro de Oficinas para Mulheres).

A mãe atípica é aquela que vivencia a maternidade de um filho ou filha que exige cuidados e adaptações especiais, apresentando algum transtorno ligado ao neurodesenvolvimento, como o transtorno do espectro autista (TEA) e o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). A maternidade, neste contexto, é vivenciada com inúmeros obstáculos, entre eles desafios emocionais e sociais.

As ações são promovidas em parceria com o curso de Psicologia da PUC – Campus Londrina e coordenadas pela professora Denise Silveira Barbosa. Alunas do curso desenvolvem atividades com as mulheres e, paralelamente, com as crianças que acompanham as mães, na brinquedoteca da Secretaria da Mulher.

Leia mais:

Espaço seguro e afetuoso

Na terça-feira (9), foi realizado mais um encontro voltado às mães atípicas, com a oferta de escuta qualificada individual. Para Denise Silveira Barbosa, além de favorecer o bem-estar emocional, o grupo promove a construção de uma rede de apoio solidária, conectando famílias à comunidade e ampliando as possibilidades de inclusão, cuidado e pertencimento.

“É um espaço seguro e afetuoso, criado para fortalecer laços entre mulheres que compartilham experiências semelhantes no cuidado de filhos com necessidades específicas. Sua função é oferecer escuta, apoio mútuo e troca de vivências, ajudando cada mãe a se sentir compreendida e menos sozinha em sua jornada”, explicou a professora.

“Pensar nas mães atípicas é reconhecer a importância do cuidado com elas, a partir da realidade de cada uma e da pluralidade das experiências vivenciadas, visto que a maternidade atípica abrange mulheres de diferentes idades, etnias e classes sociais”, afirmou a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Marisol Chiesa.

Como participar

As atividades para as mães atípicas são quinzenais e as mulheres interessadas em participar podem entrar em contato com o Centro de Oficinas para Mulheres, pelo telefone (43) 3378-0111 ou pelo WhatsApp (43) 99945-0056, para acompanharem a programação ofertada.

(Com informações do N.Com)

mockup