Secretaria lança cartilha de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Redação FolhaWeb 
Em comemoração ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, no primeiro dia de dezembro, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Faculdade Pitágoras e as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, lança amanhã (30), a partir das 15h, a cartilha "Colcha de Retalhos: Mulheres construindo saberes sobre a prevenção da Aids". O evento será realizado no Centro Social Urbano (CSU) da Vila Portuguesa, na Rua Atílio Scudler.
A cartilha é fruto de um projeto desenvolvido este ano, cujo objetivo é contribuir na prevenção e redução da incidência de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente, a infecção pelo vírus HIV. O projeto está inserido no Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, aprovado em 2011, onde consta a implementação de ações preventivas e de controle a doenças.
De acordo com a secretária municipal da pasta, Sueli Galhardi, o processo chamado de feminização da AIDS associa-se às desigualdades da sociedade. "A posição de subordinação aos homens limita a capacidade das mulheres tomarem decisões em relação à vida sexual. Elas acabam assumindo uma postura passiva na relação. Assim, não conseguem negociar o uso do preservativo e submetem a práticas sexuais inseguras", explicou a secretária sobre a necessidade da cartilha.


