A secretaria municipal do Trabalho, Emprego e Renda de Londrina conta agora com uma plataforma de tradução na Libras (Língua Brasileira de Sinais), em tempo real, para melhor atender o trabalhador com deficiência. O sistema de atendimento em Libras estará disponível para projeto-piloto, por 30 dias, em todos o os serviços da secretaria, inclusive na Sala do Empreendedor, e foi viabilizado por meio de parceria entre a Associação de Surdos de Londrina e a empresa HelpVox, desenvolvedora da tecnologia.

Imagem ilustrativa da imagem Secretaria do Trabalho de Londrina tem atendimento em Libras
| Foto: Emerson Dias - N.Com

O sistema dá acesso remoto a uma central de intérpretes de Libras. O acompanhamento desses profissionais permite a comunicação do servidor municipal com o trabalhador surdo, mesmo que esse servidor não seja fluente na linguagem de sinais. A ação faz parte do Pacto Municipal das Pessoas com Deficiência, projeto idealizado pela deputada federal Luísa Canziani, que tem o objetivo de chamar a atenção da população em geral para os problemas enfrentados diariamente pelas pessoas com deficiência.

Para o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, a plataforma facilitará o acesso do surdo ao mercado de trabalho. “O sistema permite a independência desse trabalhador e aproxima ele das oportunidades. Muitas vezes, a necessidade de vir acompanhado de um tradutor já impossibilita que esse trabalhador busque o emprego. Com esse sistema, esse obstáculo será superado e vamos promover a inclusão da pessoa com surdez”, explicou.

Na apresentação da ferramenta, a deputada federal Luísa Canziani ressaltou o papel da tecnologia na inclusão. “Nós trabalhamos muito com a inovação e sabemos que ela é muito importante. Poder viabilizar, por meio das tecnologias, um instrumento de comunicação e ampliar as oportunidades da comunidade surda de Londrina, que é formada por mais de 20 mil pessoas, é motivo de muita alegria”, comemorou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ghislaine da Silveira, elogiou o projeto. “Com esse projeto, as pessoas com deficiência poderão resgatar sua identidade, se incluir no mercado formal e também combater uma das principais lacunas da nossa sociedade: a aceitação. Fico muito emocionada em ver essa ferramenta abrindo novas perspectivas para a comunidade surda de Londrina”, afirmou. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1