A secretaria de Saúde de Londrina está procurando um novo espaço para a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro, que atualmente fica na rua Senador Souza Naves, perto da equina com a avenida Juscelino Kubitschek. A pasta lançou um edital de chamamento público em busca de interessados em ofertar locais. As propostas podem ser enviadas até oito de março, num contrato com período inicial de um ano.

O valor proposto pelo locador será analisado pela Comissão Permanente de Avaliação de Imóveis e de Preços Públicos da prefeitura, que deverá verificar a partir do preço do mercado imobiliário local. O município paga cerca de R$ 8,8 mil pelo imóvel utilizado atualmente.

Segundo Felippe Machado, secretário municipal de Saúde, o prédio já não comporta toda a procura por atendimento. “A demanda tem aumentado gradativamente, a área de abrangência é grande. Em que pese toda a população dessa área não ser 100% usuária do SUS (Sistema Único de Saúde), mas determinados procedimentos, como vacinação, acabam sobrecarregando a equipe. Neste sentido, o edital é para encontrar um prédio com condições melhores e mais amplo”, justificou.

A unidade abarca uma região de aproximadamente 40 mil pessoas. Entre as exigências está a necessidade de a estrutura ter área útil de 400 a 500 metros quadrados e seja localizada na região central da cidade, inclusive próxima da atual UBS, com fácil acesso à população e boa disponibilidade de transporte coletivo. O prédio ainda deve ter, no mínimo, um espaço para recepção, quatro salas para servirem como consultórios clínicos, espaço para vacina, lavanderia, vagas de estacionamento e, preferencialmente, contar com sistema de ar condicionado com gás ou sistema central.

Mesmo com a possível mudança, não existe estudo para aumentar o número de servidores que atuam no posto de saúde. “O problema não é questão de equipe. Tem quatro, às vezes cinco médicos atendendo a população, além da equipe de enfermagem. A questão é o espaço físico mesmo, que acaba sendo apertado para toda essa demanda, em especial a sala de espera, recepção e farmácia”, frisou.

OPINIÕES

Entre os pacientes, a percepção é de que um local maior otimize os atendimentos. “Hoje fica um pouco apertado a recepção quando tem muitas pessoas, principalmente durante a manhã. Será bom um espaço mais confortável”, afirmou a dona de casa Tânia Batista Santos. “Só não pode tirar dessa região, porque pode ficar fora de mão para as pessoas, que já estão acostumadas com esse endereço”, opinou o aposentado João Silva. A UBS Centro também é conhecida por ser alvo constante de furtos, em especial fiação.

x