A Secretaria Estadual de Saúde confirmou ontem (16) a circulação de um outro sorotipo da dengue (DEN2) em Foz do Iguaçu (Oeste). Até o último informe, apenas casos de DEN1 haviam sido confirmados.

"Com mais de um sorotipo da dengue circulando no Estado, o risco de aumento em casos graves da doença é maior", disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Até a última sexta-feira, foram realizados pelo Laboratório Central do Estado 117 exames de isolamento viral, que identificam qual o sorotipo do vírus da dengue que o paciente apresenta. Destes, 112 amostras detectaram o DEN1 e cinco amostras o DEN2.

A recomendação é manter as ações de prevenção, evitando a proliferação do mosquito, e o monitoramento dos sorotipos circulantes, por meio do acompanhamento das coletas das amostras para isolamento viral.

Balanço
De acordo com o último informe, divulgado ontem, o Paraná registrou 51.497 casos suspeitos de dengue. Destes, 19.942 casos foram confirmados, sendo 19.521 autóctones e 421 importados. Neste ano, a secretaria confirmou 137 casos graves da doença (Febre Hemorrágica por dengue ou dengue com complicações) e 14 mortes.

mockup