O COM (Centro de Oficinas para Mulheres), na zona sul de Londrina, volta a promover oficinas no formato presencial, com a expectativa de que os atendimentos tenham um maior alcance neste ano, segundo a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM (Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres), Lisnéia Rampazzo. “Estamos fechando parcerias com instituições de ensino e retomando as atividades presenciais, com todas as medidas de segurança. A ideia é sempre ampliar o número de mulheres atendidas, assim como as ações e projetos”, diz.

Em 2021, a secretaria realizou 3.147 atendimentos diretos para 1.210 mulheres, na área de empreendedorismo, campanhas e ações voltadas ao desenvolvimento de habilidades e potencialidades, e em saúde e bem-estar. As mulheres atendidas, em sua maioria, residem nas regiões norte e leste de Londrina, e têm entre 40 e 49 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Secretaria da Mulher retoma as oficinas presenciais em Londrina
| Foto: Divulgação/SMPM

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

Entre as parcerias, está o projeto Acolher, que promove atendimento psicológico para mulheres enlutadas pela Covid-19. O público-alvo são mulheres acima de 18 anos que perderam familiares para o coronavírus. A iniciativa é da unidade da Pitágoras em Londrina, por meio do curso de psicologia da universidade.

O projeto surgiu no segundo semestre de 2021, a pedido da SMPM, e atendeu 28 mulheres. As participantes têm encontros semanais e em grupo, com uma psicóloga e alunos que são orientados por um docente responsável. “O objetivo é que as pessoas possam expressar seus sentimentos para trabalharmos isso dentro dos aspectos da psicologia. O projeto prevê os atendimentos em grupo porque isso possibilita receber mais mulheres de uma só vez, mas também há orientação individual para alguns casos”, comenta a coordenadora do curso de psicologia da Pitágoras, Giuliana Carmo Temple. Ela afirma que o projeto terá continuidade neste ano e que os atendimentos estão previstos para começarem na segunda semana de março. Para participar, as mulheres devem fazer um cadastro junto à secretaria da Mulher e ter acima de 18 anos.

MERCADO DE TRABALHO

Para auxiliar as mulheres no acesso ao mercado de trabalho, especialmente no ramo da tecnologia, surgiu o projeto Join, que no ano passado atendeu 10 mulheres. De acordo com a co-fundadora e presidente do projeto, Ana Claudia de Moura Silva, a finalidade é proporcionar condições de auto sustento às mulheres, encorajando-as a romper com qualquer tipo de vínculo abusivo. As alunas são introduzidas às disciplinas base de tecnologia, essenciais para a formação profissional de “Suporte Nível I (Help Desk)”.

“Neste ano pretendemos continuar os trabalhos trazendo melhorias como laboratórios de informática e aulas presenciais, além de um possível aumento do quadro de vagas”, diz. A primeira edição foi no formato EAD (Educação a Distância), com aulas ao vivo. A segunda será presencial com aulas em laboratório. O encaminhamento para participação do projeto Join são feitos pelo COM e CAM (Centro e Referência de Atendimento à Mulher).

Imagem ilustrativa da imagem Secretaria da Mulher retoma as oficinas presenciais em Londrina
| Foto: divulgação

TÉCNICAS MANUAIS

Outra iniciativa direcionada às mulheres é o projeto Hafura Londrina, que surgiu em 2019, atendendo os encaminhamentos do CAM e instituições sociais como Instituto Esperança, Água Pura, Adama, Morada de Deus, Abrigo para Mulheres em situação de Violência, entre outros. No ano passado, 41 mulheres concluíram alguns dos módulos dos cursos oferecidos, sendo que nove delas participaram do ciclo completo de formação do Hafura (aproximadamente 1 ano, entre cursos e produções).

A gestora do projeto, Miriam Cristina Fava, explica que o projeto entende o ser humano em três dimensões: corpo, alma e espírito. Sendo assim, oferece atividades para o desenvolvimento de técnicas manuais como costura, bordado, crochê em malha e projetos de geração de renda; atividades de grupo com as psicólogas para autoconhecimento e fortalecimento de um senso de comunidade e atividades de contação de histórias de mulheres inspiradoras para o autodesenvolvimento e autovalorização.

Imagem ilustrativa da imagem Secretaria da Mulher retoma as oficinas presenciais em Londrina
| Foto: Acervo/Hafura Londrina

Ela explica que "Hafura (palavra que significa "Respiro e Espírito" na dialeto Borana falado no Quênia) surgiu de uma inquietação da estilista Giovana Montosa em uma viagem transcultural ao interior do Quênia. Ali ela percebeu que a costura poderia ser um instrumento de transformação de realidades das mulheres daquela região, as quais vivem em diversas situações de vulnerabilidade. Dessa forma, o Hafura Project nasceu com a implantação de um ateliê nas montanhas de Hurri Hills, no Quênia, em abril de 2019. Aqui em Londrina também há muitas mulheres que precisam deste 'respiro' e assim, surgiu o projeto aqui na cidade", afirma.

Além da SMPM, o projeto conta com a parceria da Unopar, que fornece 10 máquinas industriais e o Instituto Esperança, que cedeu a estrutura física onde o ateliê está instalado. Atualmente, são usadas quatro salas: sala de costura, sala de artesanatos (bordado e crochê), sala para a psicologia e contação de histórias e a sala administrativa.

Imagem ilustrativa da imagem Secretaria da Mulher retoma as oficinas presenciais em Londrina
| Foto: Acervo/Hafura Londrina

Outra parceria da secretaria da Mulher é com a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), por meio do Nextal (Núcleo de Extensão Tecnológica em Alimentos). A oficina de Plano de Negócios na área de alimentos orienta as mulheres sobre a importância da embalagem correta e da data de validade dos produtos comercializados.

PROGRAMAÇÃO

Ainda no mês de fevereiro estão programadas as oficinas “A Arte do Patchwork” nos dias 18 e 21, e “Pão de Mel Tradicional e Recheado”, no dia 24. Também haverá transmissões ao vivo sobre sororidade, na quinta-feira (17), às 16h, pelo Instagram da SMPM, com a psicóloga Waldeciria Costa.

Imagem ilustrativa da imagem Secretaria da Mulher retoma as oficinas presenciais em Londrina
| Foto: Divulgação/SMPM

Em março, será lançado o Programa de Qualificação Profissional que tratará de diversos temas até o mês de junho. “Estão programadas ainda as oficinas de produção de geleias no dia 14 e cachepô com fio de malha no dia 17. Também serão lançados no mês da mulher, o programa Gestão de Negócios voltado para o Empreendedorismo Coletivo no dia 23 e no dia 28, o projeto Orientação e Assessoria Técnica na área de Alimentos”, detalha.

SERVIÇO- As inscrições para as oficinas podem ser feitas via WhastApp (9 9945-0056). O COM fica na rua Valparaíso, sala 3 do Mercado Municipal Guanabara. Mais informações pelo fone (43) 3378-0111.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.