Secretária anuncia avanços salariais
Não houve acordo nas negociações entre os professores e a Secretaria de Estado da Educação, durante a reunião ocorrida ontem, na Procuradoria Geral do Estado, em Curitiba. Até as 21 horas, a secretária estadual da Educação, Alcyone Saliba, não discutira o item considerado prioritário pela APP-Sindicato (Associação dos Professores do Paraná), que é o reajuste salarial de 41,14%, mas anunciou a concessão de avanços salariais para 15 mil professores. Na terça-feira (dia 23), os professores fazem assembléia na praça Santos Andrade, em frente à Universidade Federal do Paraná e podem definir pela paralisação total.
A reunião estendeu-se por três horas e além da APP, estiveram outras 12 entidades ligadas à Educação. Os participantes discutiram o impacto de algumas medidas, como a hora/atividade e o aumento do vale alimentação sobre a folha de pagamento do Estado. Segundo dados do DIEESE (Departamento Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos), o impacto provocado pela implantação da hora/atividade de 20% será de 2%, e o reajuste do vale alimentação de R$ 30 para R$ 60 será de 0,20%. No caso de terem o salário reajustado pelo índice reivindicado, o impacto na folha de pagamento será de 3,35%.
Durante o dia, os professores de Curitiba protestaram pelas ruas da cidade. Muitos saíram em passeatas nas proximidades das escolas da Vila Centenário, Santa Cândida, Boa Vista, Cabral e São José dos Pinhais. Desde as 17 horas, quando começou a reunião com Alcyone Saliba, os professores fizeram uma vigília na Boca Maldita. Centenas de pessoas ouviram discursos, palavras de ordens e criticaram o sistema educacional.
A Secretaria de Estado da Educação, no entanto, anunciou que 200 servidores do Paranaeducação também terão direito sobre os benefícios do avanço salarial concedido aos professores, representando um valor de 12% sobra a folha de pagamento desses servidores da instituição.
A diretora da APP, Élide Bueno, fez críticas à secretária. Segundo ela, a atual secretária é burocrata e não entende nada das questões de Educação. Durante seu discurso, Élide pediu o afastamento de Alcyone. Caso ela não tenha competência para resolver os problemas da Educação, que são da sua pasta, então deve sair, afirmou.





