Ibiporã - A Secretaria de Saúde de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) promoverá mais uma campanha de exames preventivos. No dia 30 deste mês, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região urbana estarão abertas das 8 às 16 horas. Serão feitos exames de mama, coletas de exame preventivo e passadas orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids.
Segundo a coordenadora da Divisão de Programas de Saúde, Rosângela Borges, embora o município realize coletas diárias e campanhas de prevenção muitas mulheres ainda não se cuidam. "Em 2012 apenas 3.627 mulheres coletaram exames nos postos de saúde, em um universo de 19.312 mulheres acima de 15 anos residentes em Ibiporã. Dos exames coletados, 65 foram suspeitos e 47 já estão com câncer de colo uterino instalado", informou.
Os cânceres de mama e colo do útero são os dois mais graves tipos de câncer e estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na causa de morte de mulheres por câncer, perdendo apenas para o de pele. "Estes cânceres matam, mas têm quase 100% de cura quando diagnosticados com antecedência. Portanto, mulheres, aproveitem o sábado para fazer seus exames", convida Rosângela.