Saúde realiza 200 cirurgias de catarata
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 08 de março de 2005
Reportagem Local 
Maringá Cerca de 200 cirurgias de catarata serão realizadas neste mês em Maringá. O objetivo é agilizar o atendimento a pessoas com mais de 60 anos. De acordo com a gerente de Serviços Especiais Hospitalares do município, Carmem Inocente da Rocha Loures, há quatro anos cerca de 400 pessoas aguardam na fila para fazer a cirurgia.
No último sábado foi feita a triagem das pessoas que estavam na lista de espera e 200 idosos compareceram. ''Estes pacientes já foram encaminhados para os exames pré-operatórios, (raio-X, eletrocardiograma e avaliação cardiológica), que serão feitos no Hospital Municipal. A intenção da secretaria da Saúde é acabar com a fila de espera, realizando em torno de 30 a 50 cirurgias por semana'', ressaltou Carmem. ''A parceria entre o hospital de olhos Hoftalmar e a Secretaria da Saúde, agilizou a realização deste projeto. As cirurgias serão realizadas na própria clínica'', acrescentou o secretário municipal de Saúde, Marco Antonio Rocha Loures.
A secretaria orienta a população idosa que tenha catarata ou sintomas para procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. A unidade encaminhará o paciente para um médico que vai realizar um diagnóstico preciso. Conforme o caso, o especialista encaminhará o paciente para a Secretaria da Saúde, na qual será feito o agendamento do paciente.
A catarata é a ''pacificação'' do cristalino, que é uma lente natural existente no globo ocular, responsável pela focagem da visão para longe e para perto. Além da idade, que é a causa mais frequente da doença, a catarata pode surgir como consequência do diabetes e do uso indiscriminado, e sem orientação médica, de colírios com corticosteróides. Outras causas são traumatismos oculares, radiação, infecções nos olhos e uveítes.


